×

Cultura

Coletivo Muvuca lança e-book sobre Folguedo “Mané do Rosário”

Com apoio do Governo de Alagoas, obra digital preserva a história da manifestação cultural, que ocorre há quase 300 anos em Coruripe - Foto: Reprodução

O Coletivo Muvuca acaba de lançar um e-book que documenta o tradicional folguedo “Mané do Rosário”, uma das manifestações culturais mais representativas e únicas de Alagoas. Com quase 300 anos de história, a festividade ocorre no povoado Poxim, em Coruripe, sempre no mês de março, em celebração ao santo padroeiro São José.

O fotolivro, intitulado “Mané”, é um registro visual da festa, que mistura fé, alegria e tradição, com danças, gritos e a banda de pífano, sempre conduzidos por Dona Maria Benedita, a Mestra Traíra, uma das grandes líderes culturais de Alagoas e reconhecida como Patrimônio Vivo do Estado.

A produção tem autoria de Paula Fernandes, Lucas Cardoso, Karina de Magalhães, Daniel Cavalcante e Arlindo Cardoso, e é fruto de uma colaboração de longa data entre o Coletivo Muvuca e os brincantes do folguedo, com quem o grupo mantém uma relação de afeto e confiança desde 2019. O projeto é uma continuação das ações anteriores, que incluem um curta-metragem e uma exposição fotográfica itinerante intitulada “Mané: entre véus e rodopios”.

Segundo Daniel Cavalcante da Silva, representante do Coletivo Muvuca, a iniciativa tem como objetivo não apenas preservar e divulgar o patrimônio cultural, mas também convidar as pessoas a conhecerem o povoado Poxim, a figura da Mestra Traíra e a vivenciarem a Festa de São José, mergulhando na essência do folguedo. “A festa é marcada não apenas pela religião, mas também por sua contribuição à história e cultura alagoana”, disse.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

“A valorização das nossas manifestações culturais é fundamental para o fortalecimento da identidade alagoana e do nosso patrimônio imaterial. O Mané do Rosário é um testemunho da fé, alegria e tradição de um povo, que atravessa gerações. Ao apoiar a produção deste e-book, celebramos a força e a resistência da cultura alagoana”, destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

O e-book já está disponível para download gratuito através do Instagram do Coletivo Muvuca @muv.uca.

Agência Alagoas