Separar o lixo molhado num saco e o lixo seco em outro. Simples assim, e você já começa a praticar a coleta seletiva. A única diferença entre os dois sacos é a destinação. O primeiro, com os restos de resíduos orgânicos (sobras de alimentos, material descartável e fraldas), deve ser colocado na porta para a coleta domiciliar. Já o segundo, com o material reciclável (plástico, papel, metal e vidro), você separa para o catador da coleta seletiva pegar na sua casa no dia da semana acordado.
Em Maceió, há três cooperativas que realizam a coleta de resíduo reciclável: Cooprel, Cooplum e Coopvila. O primeiro passo é entrar em contato com elas e saber qual possui rota que pode passar pela sua rua. Os telefones das cooperativas você encontra nesse link – http://www.maceio.al.gov.br/slum/cooperativa-de-catadores/ – no site da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).
Lembrando que, caso você resida na região do complexo habitacional Benedito Bentes, a Cooprel possui uma unidade que atende a praticamente todos os conjuntos do bairro.
Agora, caso nenhuma cooperativa opere com rotas no seu bairro, outra opção é ‘fidelizar’ um catador informal. Se você já flagrou algum a vasculhar a sua lixeira, não custa nada abordá-lo e combinar um dia específico para ele pegar o saco com o material reciclável.
Por fim, outro procedimento pode ser a separação e entrega dos materiais em uma das sedes das próprias cooperativas.
Desse modo, você tanto passa a praticar a coleta seletiva com todos os seus benefícios para o meio ambiente quanto contribui com a limpeza urbana e com a geração de renda para a família dos catadores.
E lembre-se: a lixeira com material reciclável não pode receber os chamados resíduos sólidos especiais, como lâmpadas, pilhas, baterias, eletroeletrônicos, pneus e os resíduos de construção civil. Para cada caso, há um ponto de entrega específico na capital. Você pode consultar os endereços no site da Slum no link a seguir: http://www.maceio.al.gov.br/slum/locais-de-descarte/
