×

Alagoas

Coleta de sangue em hemocentro do Hospital do Açúcar ainda é pouco procurada

Com as recentes divulgações de que o estoque de sangue em Alagoas se encontra baixo, a diretoria do Hospital do Açúcar, juntamente com a equipe do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), alerta sobre a alternativa da população doar sangue na unidade localizada dentro do hospital, no bairro do Farol, de segunda à sexta-feira, das sete às onze e meia da manhã.

A parceria surgiu com a inauguração do hemocentro em 2011, tanto pela necessidade em abastecer diretamente hospitais que recebem muitos casos de politraumatismo ou pra descentralizar as opções de coleta, não necessitando que o cidadão tenha apenas a unidade central do Hemoal, no Trapiche da Barra, para realizar a doação.

Mesmo com a facilidade para quem mora na parte alta da cidade, o índice de coleta no Hemoal Farol está aquém do esperado. “De modo geral, o estoque dos hemocentros nunca é satisfatório. É preciso sempre apelar pra solidariedade e cidadania dos voluntários, pois se cada pessoa fizesse uma doação por ano, nossos bancos de sangue não estariam nessa situação”, alerta a médica Piedade Bordalo, responsável pela área triagem do Hemoal.

A média diária de voluntários que comparecem ao Hemoal Farol chega, no máximo, a quinze doadores, mas a equipe deseja atingir pelo menos o dobro disso. “No Hemoal do Trapiche temos uma média de 70 doadores diários. Já que no Hospital do Açúcar só funciona o horário da manhã, quem sabe trinta por dia seria o ideal, lembrando que a nossa proposta é chegar ao máximo de doadores”, avalia Bordalo.

O doador precisa obedecer aos requisitos de ter idade entre 16 e 67 anos — menores de idade precisam de autorização dos representantes legais—, pesar no mínimo 50 kg e não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Vale lembrar que no dia da doação o voluntário deve portar um documento de identificação com foto.
Mais informações, ligar para (82)3218-0242, telefone da extensão do Hemoal no Hospital do Açúcar.