×

Alagoas

Coleta da frequência dos beneficiários do Bolsa Família começa na sexta-feira

O não envio das informações pode acarretar no bloqueio do benefício

Nesta sexta-feira (18), começa o período de coleta da frequência dos alunos da rede pública beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF) referente aos meses de fevereiro e março. Os municípios precisam entrar no sistema do Ministério da Educação (MEC), imprimir os formulários e enviá-los para as escolas, que farão o preenchimento e deverão encaminhá-los ao Ministério, no período de 1º a 29 de abril, via internet.

Maria de Fátima Alves, responsável pelo acompanhamento da assiduidade escolar dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF) em Alagoas, alerta sobre a importância do envio das informações o mais rápido possível, já que nos últimos dias do prazo ocorre uma quantidade grande de acessos e o sistema corre o risco de ficar lento.

Fátima reitera que o não envio da frequência pode acarretar em prejuízo para as pessoas atendidas pelo PBF e, consequentemente, no bloqueio do pagamento do benefício. “A coleta e o registro da frequência dos jovens atendidos pelo Benefício Variável Jovem (BVJ) também precisam ser feitos”, pondera.

Atualmente, 413.865 famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família em Alagoas. Caso os responsáveis pelo envio da frequência encontrem alguma dificuldade, poderão acessar o site http://frequenciaescolarpbf.mec.br/ ou enviar um e-mail para suges.getae.see.al@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-1329.

Os beneficiados de 6 a 15 anos precisam ter frequência mínima na sala de aula de 85% da carga horária mensal. Já os que possuem entre 16 e 17 anos, que participam do Benefício Variável Jovem (BVJ), precisam frequentar ao menos 75% das aulas. O valor dos benefícios é de R$ 33 mensais para até dois estudantes por família.

A frequência escolar e os motivos de baixa assiduidade são informadas pelas secretarias estaduais e municipais de educação ao MEC, que repassa os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pela gestão do Bolsa Família.