Foco do projeto é promover a transversalidade e interdisciplinaridade
Você já imaginou assistir aula de matemática numa praia? Ou discutir ideologias socialistas num passeio de escuna pelo rio São Francisco? E estudar biologia, através de peças teatrais e filmes? Estes são alguns exemplos de atividades realizadas dentro do Projeto Incentivo ao Saber, lançado no Colégio da Polícia Militar Tiradentes, neste fim de semana. O foco do projeto é promover a transversalidade e interdisciplinaridade do conteúdo visto em sala de aula, estimulando o aluno na busca ao saber.
As atividades iniciais do projeto englobaram aula de campo na cidade de Piaçabuçu. Num cenário paradisíaco, os discentes do 1º ano do ensino médio observaram aspectos culturais, socioeconômicos e ambientais da localidade. Além da oportunidade ímpar de interagir com a comunidade Ribeirinha, fato a ser retratado na confecção de uma crônica sobre a experiência vivenciada na aula de campo. A ação foi acompanhada pelos professores Antônio Moreira, de sociologia, Victor Mata, de Português, Girlene Salomão, de Geografia e Jailson Alves, de matemática.
Para a coordenadora pedagógica do CPM, Niedja Pedrosa, propiciar aos alunos uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real reflete numa prática educativa de visão mais ampla, acabando com a fragmentação do conhecimento.
“Trabalhar o saber de maneira criativa, demonstrando ao aluno que os conteúdos programáticos vinculam-se aos contextos de sua vida real, social e comunitária, contribui para a qualidade da construção de saberes e valores cognitivos, afetivos e sociais”, afirmou Niedja.
Outra ação desenvolvida através do projeto foi realizada em parceria com o Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac) e contemplou toda a comunidade estudantil. Na oportunidade, o professor de Biologia Maurício Lima, que leciona nas duas instituições, associou o conteúdo transmitido aos alunos à vivência da análise microscópica de insetos e répteis. Fato que provocou euforia nos discentes, que registravam, especialmente, o contato com cobras e lagartos, sob os olhares atentos de acadêmicos do Cesmac e do titular da cadeira de biologia do CPM.
O Colégio Tiradentes iniciou o ano letivo de 2016 reestruturando suas instalações físicas, através da troca de toda fiação elétrica da unidade e da conclusão da reforma da quadra de esporte. Na área pedagógica, estratégias de ensino que potencialize a transversalidade e interdisciplinaridade foram traçadas pela equipe técnica do CPM, sob a orientação da diretora pedagógica, Salete Omena.
“Preparamos nosso discente para o mundo, fortalecendo seu papel de agente de mudanças para edificação da cultura de paz numa nova Alagoas. Priorizamos uma educação comprometida com a cidadania, esta é a missão do Colégio Tiradentes”, enaltece o tenente-coronel Carlos Azevedo, diretor do CPM.
