Direção, professores e alunos do Colégio Diocesano de Penedo, participaram na manhã desta segunda-feira, 19, data em que a Igreja Católica festeja São José, de uma procissão com a imagem do santo pelas ruas próximas a unidade de ensino, culminando com uma celebração religiosa no ginásio de esportes do colégio.
Comandada pelos padres Samuel Ventura e Jackson do Nascimento, a celebração contou com animação de movimentos católicos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e a participação ativa dos estudantes, professores e funcionários do Colégio Diocesano.
José que era marido de Maria, a mãe de Jesus Cristo, é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, tendo nascido segundo a tradição cristã, em Belém da Judeia, no século I antes de Cristo (a.C.).
Religiosidade Popular
Além da fé e devoção dedicadas ao santo, também existe a chamada ‘religiosidade popular’ que se mantém viva e é repassada de avôs para netos por gerações. Essas expressões populares se refletem em simpatias para alcançar um pedido ou mesmo no pagamento de promessas por se ter alcançado alguma graça. Neste dia em que se comemora São José, muitas pessoas fazem uma simpatia muito conhecida, sendo os fieis convidados a sortear uma fruta e ficando um ano sem comê-la após tomar conhecimento de qual foi a sorteada.
Colheita Abundante
É também no Dia de São José que muitos agricultores começam suas plantações de feijão e milho para que nos meses de julho e agosto possam ter uma colheita farta. Muitos fieis esperam justamento essa data, e enquanto plantam as sementes vão declamando a seguinte ladainha: “Meu divino São José, imploro em vossos pés, mandai chuva com abundância, meu Jesus de Nazaré”. Com essas palavras os agricultores acreditam que serão atendidos pelo Santo com um ano de colheita abundante.