×

Sergipe

Colégio de SE prepara Festival de Arte inspirado no Modernismo

O Colégio Estadual Francisco Rosa, localizado no Conjunto Bugio, vai promover a partir desta terça-feira, 3, o I Festival de Arte da instituição. As apresentações e exposições se estenderão até esta quinta-feira, 5, com o encerramento previsto para às 16h, no Teatro Atheneu. O evento traz a temática do Modernismo e envolve alunos e professores de diversas disciplinas

Nesta terça-feira, 3, e quarta-feira, 4, as apresentações e exposições ocorrerão nas dependências do Francisco Rosa. Haverá uma exposição de fotografia e artes plásticas, com material produzido pelos alunos ao longo do ano de 2014. Os trabalhos a serem expostos fazem uma releitura de obras de artistas consagrados como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Francisco Rebolo, entre outros. As fotografias foram trabalhadas com o tema “percepção de espaço”, onde mostram um outro olhar do ambiente geográfico escolar.

Já na quinta-feira, 5, as apresentações de encerramento do festival acontecerão no Teatro Atheneu. Os alunos participarão de espetáculos de dança, teatro, música e um recital poético. A professora Gisele Macedo trabalhou com os alunos obras do poeta, escritor e folclorista, Mário de Andrade, seguindo a temática do Modernismo. No momento do recital, haverá uma intervenção de dança brasileira, que também foi alvo de estudo do poeta homenageado.

Com a temática “Modernismo”, o festival foi idealizado pela professora Carolina Natureza, de Artes Cênicas, e tem como objetivo divulgar e promover as artes literárias. “Nossos alunos do ensino médio são os artistas do festival e, através deles, estamos levando a arte moderna ao alcance de todos. Além disso, o evento valoriza o talento de cada um, seja na pintura, fotografia, dança ou coral”, explica a docente que também fará uma performance de dança durante a festa.

O projeto conta também com a organização das docentes, Luz da Serra e Cledja Araújo, que ministram aulas de Artes e Artes Cênicas, e trouxeram para o evento apresentação de dança, peças teatrais, jogral, coral e música. A produção idealizada pelos alunos e professores do Colégio Francisco Rosa trazem ao público uma percepção atual de arte moderna.