Sete municípios situados nas regiões do Baixo São Francisco e Litoral Sul de Alagoas tentam, desde 2008, serem reconhecidos como unidade territorial rural. A luta pela homologação que necessita do apoio incondicional das prefeituras e dos governos estadual e federal possibilitará ao território buscar projetos financiados com recursos da União. A necessidade de avançar com o processo consta na pauta do colegiado que reúne-se nesta quinta-feira, 22, em Piaçabuçu.
A proposta para a formação do Território Rural do Baixo São Francisco (TRBSF) envolve os municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás, com possibilidade de inclusão de Jequiá da Praia, cidade litorânea que também seria beneficiada com a iniciativa.
De acordo com o articulador contratado pelas prefeituras para coordenador o processo, o bacharel em Direito Antenor Nerys, apenas a região metropolitana de Maceió e o TRBSF ainda não são alcançaram a condição pretendida em Alagoas, Estado que já conta com seis territórios rurais.
O encontro desta quinta-feira, 22, acontece na Casa da Cultura, em Piaçabuçu, será aberto com a leitura da ata da reunião anterior, informes gerais, debates e ainda uma palestra do técnico Emmanuel Lessa sobre controle de uma praga dos coqueirais que atinge plantações em todo o litoral alagoano, doença que mata o coqueiro e é provocada pelo verme “Rhynchoforus Palmarun”. Prefeitos, secretários municipais de Agricultura, trabalhadores rurais e representantes do Banco do Nordeste foram convidados para a reunião.