O redimensionamento de recursos humanos nas unidades de saúde e a cobertura da Atenção Básica foram discutidos pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na reunião do Colegiado das Maternidades. O encontro aconteceu nesta terça-feira (29), no auditório da SMS, no bairro Centro.
Na oportunidade, as coordenações da Rede Cegonha do Município e do Estado foram unânimes ao reconhecer que o maior avanço na área da saúde em 2015 foi o de atenção hospitalar. A diretora da Saúde da Mulher e da Rede Cegonha da SMS, Suzângela Dórea, parabenizou as maternidades pela redução na taxa de cesarianas nos partos de risco habitual, reconhecendo que as boas práticas discutidas pelo Colegiado estão acontecendo.
A diretora de Atenção à Saúde, Flávia Melro, informou que está visitando cada uma das unidades para conhecer o quadro de pessoal, incluindo médicos, servidores e demais profissionais de saúde. A inciativa tem como objetivo um melhor remanejamento, segundo as necessidades existentes.
De acordo com Melro, o trabalho será inciado no 8º Distrito Sanitário. A unidade engloba toda a região Norte da capital e tem cobertura de quase 100% da Estratégia Saúde da Família (ESF). “A nova unidade de Riacho Doce concentrará a demanda espontânea. Esse ano é para organizar as unidades e depois aumentar o atendimento da Atenção Básica”, explicou.
Com o redimensionamento – que já inclui parte das unidades – haverá uma melhora no fluxo de atendimento, acolhimento humanizado, classificação de riscos e, entre outros serviços, os protocolos clínicos.
