
Colegiado de Pesca e Aquicultura do BSF reuniu-se em Coruripe
A Secretaria de Turismo e Pesca de Coruripe e a Associação de Orientação às Oficinas do Nordeste (Assocene) realizaram uma reunião com o Colegiado do Territorial de Pesca e Aquicultura do Baixo São Francisco (BSF), com intuito de construir o regimento interno, eleição da coordenação e a inclusão dos municípios de Traipu e Belo Monte no Colegiado.
Segundo a articuladora do Colegiado Baixo São Francisco, Patrícia Carneiro, o regimento será o instrumento que normatizará o colegiado e o seu funcionamento gerando um vínculo recíproco de confiança, respeito, responsabilidade, organização e ética profissional e pessoal.
O projeto ministrado pela Assocene tem como objetivo a implantação da política territorial de pesca e aquicultura, visando contribuir para a superação da pobreza e das desigualdades sociais junto às comunidades aquícolas e pesqueiras, através do aprimoramento de capacidades locais de autogestão dos interesses coletivos, inserção do segmento das cadeias produtivas do setor, além de gestão sustentável dos recursos.
O evento contou com a presença de pescadores artesanais, aquicultores, empresários, pesquisadores e demais agentes envolvidos para debater a construção do regimento e futuras atividades do colegiado territorial. A iniciativa proporcionará aos pescadores buscar infraestrutura apropriada de produção e também da comercialização do pescado, como fábricas de gelo, aquisição de óleo diesel, embarque e desembarque (trapiches e rampas), estruturas de beneficiamento e conservação e toda a logística de transporte e comercialização, como também, caminhões e embarcações.