A famosa renda de bilro da artesã Clarice Severino dos Santos, a mestra Clarice, que faleceu no mês passado, aos 79 anos, serviu de inspiração para criação de uma linha de joias da arquiteta alagoana Renata Fontan, uma das proprietárias da empresa Caleidoscópio. A nova coleção será lançada nesta segunda-feira (23), em um evento de moda nacional, realizado em Belo Horizonte (MG).
Recentemente homenageada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), mestra Clarice foi uma das primeiras artesãs cadastradas no Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB/AL).
A ideia de criar a linha de joias denominada “Dona Clarice” surgiu da admiração de Renata pela mestra artesã. “Decidi criar a linha como forma de homenagear Dona Clarice pelo belo trabalho que desenvolveu e por sua contribuição para a cultura alagoana”, destaca.
Com coleções sempre voltadas para a identidade cultural alagoana, as joias foram confeccionadas com materiais como pérolas naturais, cristais swarovski e metal banhado a ouro. Seguindo a essência da renda de bilro, as pulseiras, colares e brincos da coleção são repletos de detalhes. Sua produção pode levar até dois dias.
A confecção das peças foi desenvolvida por vinte e oito artesãs e levou cerca de um mês desde a elaboração da designer, até o resultado final das joias. A coleção será lançada na próxima quarta-feira (25) em Belo Horizonte e, após, será comercializada no Brasil e no exterior.
“A intenção é encontrar uma forma de manter viva a herança que dona Clarice deixou e poder mostrar para as pessoas a beleza de seu trabalho”, finaliza Renata.
