Após encerrar a moagem da safra de cana-de-açúcar 2011/2012, a Cooperativa Pindorama, inicia mais uma edição do Programa Bolsa Qualificação Profissional de Pindorama. Cerca de 150 profissionais que trabalharam em diversos setores da cooperativa participarão, a partir do dia 16, de uma série de palestras e treinamentos com a finalidade de capacitá-los para o mercado de trabalho.
A Cooperativa Pindorama adota o programa há mais de uma década. O Bolsa Qualificação Profissional proporciona ao trabalhador com contrato de trabalho suspenso o uso do benefício Seguro-Desemprego, evitando o desligamento do trabalhador e garantindo o retorno as atividades depois do período de aproximadamente quatro meses. Em contra partida, o empregador deve oferecer cursos de qualificação profissional.
Conforme prevê a Lei 7.998 de 1990, que regulamenta a modalidade de seguro desemprego, a medida surge como alternativa à demissão do trabalhador formal e ainda para evitar impacto na atividade econômica, na renda das famílias, bem como no mercado de trabalho. Os mais de 150 trabalhadores serão divididos em quatro turmas e cumprirão uma carga de 424 horas/aulas.
Entre os temas que serão abordados estão os cuidados com a saúde, como DST e Higiene Bucal, Gestão e Finanças Pessoais, Segurança do Trabalho, Cooperativismo Básico, Responsabilidade Social e Cidadania, entre outros. As aulas acontecerão na sede do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), no município de Coruripe, e vão até o final de julho.