×

Esporte

COI deu 4 meses para o Rio ajustar seu Projeto Olímpico

Rio de Janeiro corre contra o tempo

Quatro meses para apresentar os ajustes finais do projeto olímpico. É o tempo que o Rio de Janeiro tem até o retorno da marroquina Nawal El Moutawakel, presidente da comissão de coordenação dos Jogos de 2016, que voltará à cidade no dia 18 de maio, com sua equipe de 18 membros, após a visita de dois dias encerrada na terça-feira.

Em entrevista, ela afirmou que pretende trabalhar “em família, como um time”, com o Comitê Organizador Rio-2016. Até lá, o Comitê terá pouco tempo para elaborar a proposta do prefeito Eduardo Paes de criação, na zona portuária, no centro, de uma extensão da Vila de Mídia, que ficará na Barra da Tijuca, na zona oeste.

“Temos muitas prioridades, mas isso será feito na nossa próxima visita, que será de grande importância”, disse Nawal. A ideia de Paes é que a zona portuária seja aproveitada para hospedar voluntários, jornalistas e técnicos da imprensa, que precisam ficar perto dos centros de competição com equipamentos pesados.

“Essa seria uma resposta do Comitê a uma crítica que fizemos na época da candidatura”, afirmou o francês Gilbert Felli, diretor-executivo de Jogos Olímpicos do COI, referindo-se à necessidade que a cidade tem de mais hospedagem.

Paes afirmou que a proposta estará pronta em fevereiro, quando ele viaja ao Canadá para a abertura dos Jogos de Inverno de Vancouver.

Nawal El Moutawakel é uma ex-atleta marroquina –medalha de ouro na Olimpíada de Los Angeles-84, nos 400 m com barreiras–, escolhida pelo COI como presidente da comissão de coordenação no dia 13 de janeiro. Ela também preside a comissão de Londres-2012.

“Tenho certeza que o Rio vai trabalhar duro para estar pronto em 2016”, disse. Além de Felli, ela viajou acompanhada da gerente de projetos do COI, Jennifer O’Brien, e do consultor para design, planejamento e construções, Grant Thomas.