×

Sergipe

Cohidro recebe superintendente da Conab em Sergipe

Depois da criação da Superintendência Regional em Sergipe da Companhia de Nacional de Abastecimento (Conab) no último dia 30, fato que desvinculou o Estado da Superintendência Regional do Estado da Bahia, diretores e técnicos da Companhia de Desenvolvimento de Recursos hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) receberam o novo superintendente, Emanuel Carneiro, que veio fazer uma visita de cortesia, com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre as duas Estatais, solicitando a cooperação da Cohidro para a viabilização do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) em todos os seus perímetro irrigados.

O PAA já é amplamente implementado nos perímetros irrigados Piauí, em Lagarto; Ribeira, em Itabaiana e Jacarecica II, em Malhador e Riachuelo, por meio da cooperação técnica da Cohidro, que auxilia associações e cooperativas de produtores na elaboração de projetos de Compra da Agricultura Familiar (CPR), por meio da “doação simultânea”. Nessa modalidade, as associações ou cooperativas de agricultores são as entidades proponentes e entregam seus produtos a outras entidades beneficentes, que atendem pessoas estão em situação de insegurança alimentar.

Desde 2008, quando o PAA entrou em operação, os agricultores irrigantes assistidos pela Cohidro comercializaram, por meio da doação simultânea, o montante de R$ 2.873.589,69. Mais de 1,5 mil toneladas de alimentos que foram repassados para 64.106 pessoas em insegurança alimentar. Sandro Luiz Prata, Chefe da Divisão de Agronegócios da Cohidro, adianta que até o momento estão em andamento quatro novos projetos.Um deles, o da Associação São José, de Itabaiana, já foi aprovado e aguarda liberação dos recursos, os demais estão em análise no Grupo Gestor do PAA.

“Com a vinda da Superintendência da Conab para Sergipe, a tendência é de ampliar ainda mais o número de entidades proponentes e beneficiadas. A Conab já acenou que quer ter o PAA aplicado em todos os nossos seis perímetros irrigados, ampliando o benefício aos demais agricultores irrigantes, fazendo também com que populações carentes destas localidades e adjacências sejam beneficiadas”, relatou Sandro Prata.

Presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano também concorda que a agricultura familiar em Sergipe só tem a se beneficiar com a nova Superintendência. “Vai haver uma proximidade maior da Conab com os seus parceiros no Estado, como é a Cohidro, da mesma forma que com os produtores participantes dos seus programas. Sergipe vai poder contar com um orçamento próprio para aplicação na compra da produção dos agricultores, desvinculado e sem as restrições orçamentárias da Superintendência da Bahia, que contemplava os projetos de ambos os estados”.

Além de planejar futuras ações conjuntas entre as duas Companhias, a reunião com o superintendente Emanuel Carneiro serviu também para discutir a aplicação da nova normativa do PAA e suas exigências para aprovação das propostas de CPR. Considerando a legitimidade do Programa, o diretor de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca Neto, considerou como positivas as mudanças.

“As exigências são benéficas, pois legitimam o processo e dão transparência ao Programa. O que garante com que as entidades tenham sucesso na execução do PAA e permite participarem, sem restrições, nos próximos anos com novos projetos. Ressaltando que o papel da Cohidro, além de auxiliar na elaboração desses projetos, também é o de capacitar as associações para caminharem com suas próprias pernas na elaboração de novos projetos”.