×

Meio Ambiente

Codevasf realiza peixamento na bacia do rio Piauí em Coruripe

Peixamento da Codevasf no rio Piauí inseriu cerca de um milhão de peixes

Cerca de um milhão de peixes foram inseridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na bacia do rio Piauí em trecho situado no município de Coruripe. O peixamento realizado sexta-feira, 27, encerrou a Semana de Meio Ambiente da Usina Coruripe e foi realizado em parceria com a agroindústria e com a ONG ambientalista EcoMangue. Entre as espécies que repovoaram a bacia do rio Piauí estão a xira, o curimatã pacu e o surubim.

Esse foi o sexto peixamento realizado pela Codevasf, em parceria com a Usina Coruripe e a ONG Ecomangue. “Durante esses seis anos, pudemos ver a quantidade de pescado aumentar na região. Muitos pescadores vêm nos procurar para saber a data do peixamento. É uma festa para a população da região de Coruripe e para o meio ambiente que fica cheio de vida e revitalizado”, comemorou José Valdir, diretor da ONG ambientalista.

Assessoria Usina CoruripeO superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, também se mostrou bastante satisfeito com a realização de mais um peixamento na bacia. “A revitalização de bacias hidrográficas é uma área importante de atuação da companhia e engloba aspectos não somente ambientais, mas, sociais e econômicos. Quando realizamos ações de peixamento envolvemos todas essas dimensões: a educação ambiental daqueles beneficiários que soltam os peixes no espelho d'água; o estímulo à convivência com a bacia e sua relação de identidade e a geração de trabalho e renda”, explicou.

Durante toda a Semana do Meio Ambiente da Usina Coruripe, a Codevasf esteve presente com estande próprio, que destacou o Projeto Amanhã, iniciativa desenvolvida pela companhia que visa a qualificação de jovens rurais em sua área de atuação para novas técnicas agrícolas.

Antes da realização do peixamento, a Codevasf recebeu uma homenagem da ONG Ecomangue pelas ações na área de meio ambiente executadas pela companhia em Alagoas. Entre elas, o diretor da ONG apontou como exemplos os repovoamentos de bacias hidrográficas com ações de peixamento e a implantação de esgotamento ambiental no rio São Francisco e em seus afluentes.