Codevasf realiza IV Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco
Apresentações musicais, teatro, produtos e serviços comercializados no Baixo São Francisco, essas são algumas das atrações da IV Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco, evento que já se tornou tradição no calendário cultural e agropecuário de Penedo. A exposição, organizada pela 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro, sempre a partir das 18 horas, na orla fluvial penedense. O tema desta edição é a Revitalização do Rio São Francisco.
Entre as novidades deste ano está a presença do Museu Itinerante do Velho Chico, organizado pela ambientalista e atual secretário de meio ambiente da prefeitura de Traipu, Antônio Jackson de Lima. Móveis, utensílios, quadros e artefatos são utilizados para expor a cultura do povo ribeirinho. Além disso, o museu apresenta painéis que mostram problemas enfrentados pelo “Velho Chico”, como, por exemplo, poluição, assoreamento, caça e pesca predatória, entre outros.
A Exposição contará ainda com uma mostra fotográfica com fotos das obras de esgotamento sanitário e do Programa Água para Todos, entre outras, integrantes do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, sob responsabilidade da Codevasf. Um dos objetivos da exposição é apresentar as ações da Codevasf para revitalização do chamado “Rio da Integração Nacional”.
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson Oliveira de Azevedo, a exposição irá reunir algumas das principais expressões artisticas e culturais do Baixo São Francisco, produtores rurais, empresas que comercializam produtos e serviços na região para promover um intercâmbio de experiências e informações entre elas. “Em todas as edições, a exposição vem conseguindo reunir bons exemplos que demonstram o potencial da região. Isso não será diferente este ano. Quem quiser conhecer um pouco do Baixo São Francisco alagoano deve comparecer à exposição”, afirmou.
Antônio Nelson de Azevedo ainda acrecentou que a escolha da temática “Revitalização do Rio São Francisco” visa esclarecer a população acerca das ações da companhia, a exemplo da recuperação de rios e riachos integrantes da bacia do São Francisco degradados pela poluição de esgotos ou do repovoamento do “velho chico” com peixes de espécies nativas.
A abertura da IV Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco acontece no sábado, 12 de dezembro, a partir das 18 horas, com a apresentação da Banda Musical Penedense. Entre as atrações artísticas estão a Sociedade Musical Guarany de Pão de Açúcar, o Grupo Caçuá de Piaçabuçu e a Companhia Penedense de Teatro. Já entre os expositores estarão produtores dos perímetros irrigados da Codevasf de Boacica, em Igreja Nova, e Itiúba, em Porto Real do Colégio. A exposição é aberta ao público.
SERVIÇO
O QUE: IV Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco
QUANDO: Dias 12 e 13 de dezembro de 2009, a partir das 18 horas
ONDE: Orla fluvial de Penedo, às margens do Rio São Francisco
QUANTO: Aberto ao público de forma gratuita
Mais informações na 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Penedo (AL) ou pelo telefone (82) 3551-2795.