Jovens de comunidade rurais aprendem Informática através do Projeto Amanhã, iniciativa da Codevasf
Trinta e dois jovens de comunidades rurais iniciaram esta semana mais duas turma do curso de Noções Básicas de Informática oferecido pelo Projeto Amanhã da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O curso ocorre na Unidade do Projeto Amanhã em Itiúba, distrito irrigado situado em Porto Real do Colégio-AL, e possibilitará a inclusão digital desses jovens, dos quais muitos deles nunca tinham tido contato com um computador.
“Estou começando do zero. Quero aprender a trabalhar com o computador para poder arrumar um emprego e saber o que fazer com a máquina”, afirmou entusiasmadamente Lúcio Mário Melo, um dos jovens que participam da capacitação. Assim como Lúcio, outros jovens acompanhavam admirados as orientações do instrutor Dejair Benjamim, administrador de empresas da Codevasf e que ministra as aulas voluntariamente. “Vivemos na era da informação. A informática já é parte integrante da vida das pessoas e deixar esses jovens excluídos desse mundo é negar a participação deles na vida social”, resumiu o instrutor.
Com carga horária de 40 horas e com duas turmas, uma no período da manhã e outra a tarde, o conteúdo do curso irá abordar noções básicas do sistema operacional windows, dos programas word, excel e power point. Iniciado na última segunda-feira (25), a capacitação prossegue até 09 de novembro. Os jovens participantes do curso são de diversos povoados do município de Porto Real do Colégio (AL), a exemplo das comunidades Castro e Carnaíbas.
Essa é a quinta turma do curso Noções Básicas de Informática oferecida este ano pelo Projeto Amanhã da Codevasf, que já formou em 2010 cerca de 80 jovens rurais. Outra turma também deverá ser ofertada ainda este ano com mais trinta e duas vagas e início previsto para 16 de novembro.
Criado em maio de 1993 por iniciativa da Codevasf, o Projeto Amanhã atua na organização e capacitação de jovens rurais que residem nos vales do São Francisco e do Parnaíba. Na área de atuação da Codevasf em Alagoas, o projeto está presente nos municípios de Porto Real do Colégio, Arapiraca, Penedo e Piranhas. A estratégia do Projeto Amanhã é inserir técnicas agropecuárias modernas no cotidiano dos produtores tradicionais por meio das novas gerações de filhos dos agricultores.
