×

Penedo

Codevasf participa de seminário sobre acessibilidade em Penedo

Codevasf apresenta experiência de promoção da acessibilidade em seminário da AAPPE Penedo
As adequações realizadas no prédio sede da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE) foram apresentadas na quarta-feira, 22 de setembro, no primeiro dia do Seminário “Acessibilidade: um caminho para a inclusão”, promovido pela Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) em Penedo (AL), no auditório do Sindspem. A apresentação integrou o painel empresarial que tratou sobre novos programas de responsabilidade social nas empresas e teve como expositor o técnico em segurança no trabalho da Codevasf Diego Porto.

Na opinião do superintendente regional Antônio Nélson de Azevedo, o convite da AAPPE para que a Codevasf pudesse expor esse processo representa o reconhecimento do compromisso da companhia com os cidadãos usuários de seus serviços, ao adequar a estrutura física às necessidade especiais de locomoção dessas pessoas. “Por dia circulam cerca de 250 pessoas pelo prédio sede da Codevasf em Penedo. Nós, como empresa pública, temos uma obrigação maior de estarmos preparados para receber esses cidadãos”, defendeu.

O técnico em segurança do trabalho da Codevasf apresentou o case “Promoção da Acessibilidade em Ambientes Públicos Federais: a experiência da Codevasf em Alagoas”, no qual mostrou os resultados do trabalho de adequação do prédio da companhia realizado em 2003, após as sugestões de um comissão interna de empregados da 5ª SR que avaliaram quais modificações deveriam ser realizadas a partir do que determina uma norma da ABNT – NRB 9050 -, que trata sobre a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Entre as adequações no prédio sede da 5ª SR expostas por Diego Porto está a implantação de um elevador no prédio com dois pavimentos, que abriga as gerências de Administração e Logística (5ª GRA) e suas unidades, Revitalização de Bacias Hidrográficas (GRR), Empreendimentos de Irrigação (5ª GRI) e Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura (5ª GRD). Outras adequações foram realizadas, a exemplo da melhoria do acesso aos prédios com instalação de rampas, colocação de barras de apoio nos banheiros, sinalização e adequação dos estacionamentos. “A adequação dos prédios e equipamentos proporcionou que a Codevasf reforçasse seus laços de compromisso social com os cidadãos dos municípios atendidos pela empresa. Hoje a sede da companhia em Penedo é modelo para que outras empresas públicas e privadas possam seguir o exemplo”, declarou durante a exposição.

Além da Codevasf, a cooperativa Unicred também participou do painel sobre responsabilidade empresarial. As exposições também puderam ser acompanhadas por participantes surdos, já que o evento contou com um tradutor para a língua brasileira de sinais (Libras). Para o coordenador da AAPPE/Penedo, Fernando Berbert, ainda falta muito para que as empresas entendam a promoção da acessibilidade não somente como um direito, mas também uma oportunidade de se aproximar de sua clientela. “Muitos questionam os custos dessa adequação. A maioria sabe da obrigatoriedade legal, mas a iniciativa de adequar a infraestrutura da empresa às pessoas com deficiência esbarra nos custos. Somente quando tivermos realmente empresas socialmente responsáveis essa questão poderá avançar”, afirmou.

O seminário “Acessibilidade: um caminho para a inclusão” da AAPPE/ Penedo será encerrado nesta quinta-feira (23), às 17 horas, com um coquetel. Além do painel empresarial, o seminário contou com palestras, mesas redondas e oficinas, que trataram de temas como deficiência no ambiente escolar, desafio da múltipla deficiência, políticas de inclusão e deficiência intelectual.