×

Meio Ambiente

Codevasf irá apresentar ações de revitalização do Rio São Francisco

Ações da Codevasf em povoados de Penedo

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá apresentar as ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco durante o X Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária, que terá início no próximo domingo (28) na capital alagoana. Até o final deste ano, a Codevasf deve investir quase de R$ 2 bilhões nas ações de revitalização.

A participação da Codevasf no X Sibesa ocorrerá com a montagem de estande da companhia na Exposibesa, feira paralela ao simpósio que, de acordo com a organização do evento, pretende estimular o relacionamento entre as empresas dedicadas a tecnologia, sistemas, equipamentos e produtos avançados para o segmento de engenharia sanitária e ambiental. Entre os segmentos de produtos expostos no evento nos quais a Codevasf possui ações desenvolvidas ou em desenvolvimento estão água: tratamento, distribuição, armazenamento, controle de qualidade para consumo; saneamento: coleta de esgoto, transporte, tratamento de esgoto doméstico e industrial, condicionamento de lodos, reutilização da água; recursos hídricos: planejamento e aproveitamento, manejo e gestão de bacias hidrográficas, água subterrânea; e Resíduos Sólidos, compreendendo coleta e transporte de lixo, tratamento e disposição final, resíduos industriais, resíduos urbanos, manejo de resíduos perigosos.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas Antônio Nélson de Azevedo, a participação da companhia no evento irá proporcionar a troca de experiências entre empresas com ações semelhantes. “A Codevasf já acumulou conhecimento técnico suficiente nas áreas de gestão de bacias hidrográficas para compartilhar com outras instituições. O sucesso do Programa de Revitalização do Rio São Francisco é um exemplo, no qual estamos recuperando importantes afluentes do São Francisco, como o rio Ipanema, que corta o sertão alagoano. E para isso não atuamos apenas na fase de execução da obra, mas também no pré-obra e na preparação para o pós-obra, na qual a recuperação da bacia hidrográfica será sustentada pelas próprias comunidades que vivem as margem desses rios. Fazemos isso utilizando tecnologias sociais como arte-educação e trabalho com grupos sociais específicos, que reativam o vínculo da comunidade com o rio para que essas pessoas o mantenham limpo e saudável por meio da educação ambiental e mobilização social”, explicou.

Em junho de 2001, motivado pela Lei 9.433/97 que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, o Presidente da República assinou decreto criando o Projeto de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Posteriormente, a Presidência da República determinou que as ações de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco ficassem a cargo da Codevasf, por ser o órgão executor das Políticas Públicas de Desenvolvimento das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e Parnaíba.

As ações para conservação e revitalização das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco incluem as seguintes ações: implantação de sistemas de esgotamento sanitário , que compreendem a elaboração de projetos e implantação de obras de esgotamento sanitário em municípios com população inferior a 50.000 habitantes; contenção de processos erosivos com obras para estabilização de pontos críticos, compreendendo revegetação das bacias, proteção de encostas, recomposição de mata ciliar e outras técnicas; gestão de resíduos sólidos com a implantação, ampliação ou melhoria de sistemas públicos de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos por meio de consórcios intermunicipais; Hidrovia do São Francisco com a melhoria da navegação do rio São Francisco, no trecho Ibotirama – Juazeiro no estado da Bahia; Programa Água Para Todos, que está garantindo suprimento de água potável para comunidades rurais dispersas com distância de até 15 km do Rio São Francisco.

Os estandes estarão abertos à visitação pública de segunda (01/03) à quarta-feira (03/03) no horário de 12 às 19 horas no Hotel Ritz Lagoa da Anta em Maceió.