×

Negócios/Economia

Codevasf incentiva a ovinocaprinocultura no Sertão alagoano

Produtor de cabras e ovelhas tem apoio da Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa da 4ª edição da Expocabra, evento que será realizado de 15 a 17 de setembro, em São José da Tapera, município sertanejo alagoano. A Codevasf integra o APL da Ovinocaprinocultura com diversos investimentos, como a implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Leite de Cabra em Santana do Ipanema, beneficiando 45 pequenos produtores que sobrevivem desta atividade. Para isso, foram investidos mais de R$ 70 mil.

Em Delmiro Gouveia, os pequenos produtores contam com um laboratório móvel (Bodemóvel) e duas motos para assistência técnica cedidos pela Codevasf para serem utilizados em ações de inseminação artificial e no controle de sanidades dos rebanhos de municípios do Alto Sertão de Alagoas, proporcionando mais segurança sanitária e qualidade dos produtos. Para isso, a companhia investiu cerca de R$ 280 mil que estão beneficiando 600 famílias de produtores de ovinos e caprinos.

A 4ª edição da Expocabra é promovida pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal) e a Prefeitura de São José da Tapera para fomentar a ovinocaprinocultura no sertão alagoano. A abertura oficial do evento ocorrerá na quinta-feira (15), às 18 horas, na Chácara Cleiton Xavier, nome do jogador de futebol natural de São José da Tapera que se projetou no Palmeiras e atualmente joga na Ucrânia. A propriedade está localizada à margem da rodovia AL 220, em São José da Tapera.

A programação contará com festival gastronômico e degustação de alimentos regionais em pratos especiais, apresentações culturais, torneio leiteiro de cabras, feira de produtos agroecológicos da agricultura familiar, corrida de bode, julgamento de ovinos e caprinos e concurso “Bebe Leite”. Além disso, diversas instituições e empresas, a exemplo da Codevasf, estarão expondo seus produtos e serviços durante os três dias da Expocabra.

Para o superintendente da Codevasf, Antônio Nélson de Azevedo, a ovinocaprinocultura apresenta-se como uma alternativa viável para o desenvolvimento econômico do semiárido alagoano. “Essa é uma atividade intrinsecamente ligada ao sertanejos e sertanejas e envolve toda a família. Como atividade produtiva, movimento a economia local, com o couro na fabricação de bolsas e sandálias, a carne e o leite, utilizado para produção de cosméticos”, afirmou.