×

Meio Ambiente

Codevasf forma Comitê Gestor Municipal do Água para Todos em Craíbas

Esse foi o terceiro comitê gestor do programa formado pela Codevasf

Nove representantes de entidades da sociedade civil e de instituições públicas municipais formam agora o Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos do município de Craíbas, no agreste alagoano. O programa é executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em comunidades rurais difusas do vale do São Francisco alagoano e deve atender, em sua primeira fase em Alagoas, 7.429 famílias em sete municípios. Esse foi o terceiro comitê gestor do programa formado pela Codevasf em Alagoas e terá entre suas tarefas a aprovação da entrada de beneficiários no programa e o controle social sobre as ações do Água para Todos no município. Anteriormente já foram instalados os comitês dos municípios de Estrela de Alagoas e Arapiraca.

O Comitê Gestor Municipal de Craíbas possui dezoito membros, sendo nove titulares e nove suplentes, que representam instituições como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações comunitárias, organizações não governamentais, igrejas, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. “Esse programa para mim é uma inovação. A identificação das famílias que precisam da cisterna, a formação do comitê gestor para fazer o controle do programa e a instalação dos equipamentos, tudo isso está sendo feito com agilidade pela Codevasf. Isso é muito bom para as famílias que sofrem com a escassez de água.

O povo precisa de agilidade dos governos e estamos vendo isso aqui”, afirmou Antônio Alves da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Craíbas, empossado como membro do comitê gestor municipal. A formação do comitê gestor foi finalizada na semana passada com a presença de diversas autoridades e representantes das instituições membros do colegiado.

Para o prefeito de Craíbas Dinho Leite, o município está unido para cumprir o objetivo do programa, que é universalizar o acesso à água para consumo humano e para produção de alimentos no país. “O que depender de Craíbas e de seu povo, estaremos todos unidos para atender às famílias que não possuem acesso à água. Temos uma imensa necessidade de carros pipas para ajudar as famílias. No entanto, acreditamos que com a instalação das cisternas, essa realidade deve mudar, quando as famílias tiverem condições de armazenar água para convivência com o período de estiagem”, declarou durante a instalação do comitê gestor municipal do Programa Água para Todos.

Ele ainda destacou a luta da prefeitura para atender comunidades rurais de Craíbas que inicialmente não poderiam ser atendidas pelo programa por possuírem tubulação de abastecimento de água da Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento de Alagoas (Casal), mesmo estando sem fornecimento de água há vários anos. “Não poderíamos deixar essas famílias fora do programa. Para isso, buscamos junto à Casal um documento que atestasse que a companhia de água não possuía condições técnicas de atender aquelas comunidades, mesmo com tubulação já instalada, o que permitiu que essas famílias fossem inseridas pela Codevasf no Água para Todos”, explicou o prefeito de Craíbas.

Presente à formação do Comitê Gestor Municipal do Água para Todos em Craíbas, o deputado federal Givaldo Carimbão mostrou-se bastante satisfeito com a atuação do programa em Alagoas. “Estamos satisfeitos com a atuação do programa no estado. No entanto, queremos mais e vamos lutar em Brasília, junto à presidente Dilma Rousseff, para ampliação do Água para Todos em Alagoas. O semiárido é uma região carente de tudo, principalmente de água. Não podemos ver municípios como Belo Monte, às margens do rio São Francisco, que passa dias seguidos sem uma gota de água. Temos que levar o programa a mais e mais alagoanos”, defendeu o parlamentar.

O município de Craíbas será contemplado com a instalação de 600 cisternas de polietileno para consumo humano nesta primeira fase do programa, que deverão ser instaladas nas residências de famílias em comunidades rurais difusas que atendam as regras para participação no programa, como renda per capita de até R$ 140,00 por família. As cisternas possuem capacidade de armazenar 16 mil litros de água e integram um sistema de captação de água de chuva formado ainda por calhas, tubulações, conexões e bomba manual de ferro fundido.

Além do prefeito de Craíbas Dinho Leite e do deputado federal Givaldo Carimbão, participaram também da cerimônia de formação do comitê gestor municipal do programa o coordenador regional do Água para Todos na Codevasf Eduardo Motta, o presidente da Câmara de Vereadores de Craíbas, vereador Joel Pereira, demais vereadores, secretários municipais, técnicos da Codevasf e da prefeitura que atuam no programa, lideranças religiosas e comunitárias.

PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS

Lançado pela presidente Dilma Rousseff em Arapiraca (AL) em julho do ano passado, o Programa Água para Todos integra o Plano Brasil Sem Miséria e tem como objetivo universalizar o acesso à água para consumo humano e para produção de alimentos. Em Alagoas, a Codevasf irá implantar, na primeira fase do programa, 7.429 cisternas de polietileno para consumo humano em sete municípios alagoanos: Craíbas, Arapiraca, Belo Monte, Delmiro Gouveia, Piranhas, Estrela de Alagoas e Traipu.

Já na segunda fase do programa, a Codevasf desenvolverá ações com foco no armazenamento de água para produção de alimentos que promovam a segurança alimentar e nutricional das famílias, com geração de renda a partir da comercialização do excedente. A segunda fase terá ações como construção ou recuperação de barreiros, perfuração ou recuperação de poços tubulares, implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água e implantação de cisternas de produção acompanhadas de kits de irrigação. Serão vinte e quatro municípios alagoanos atendidos na segunda fase, entre ele Craíbas.