Pescadores receberam equipamentos
Os pescadores artesanais de São Brás, Traipu e Porto Real do Colégio agora terão melhores condições de trabalho. Na última sexta-feira, 19, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou a cerca de mil pescadores desses municípios um lote de motores de rabeta e de apetrechos de pesca que modernizarão a atividade.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos de emenda ao Orçamento Geral da União do deputado federal Joaquim Beltrão, no valor de R$ 325 mil, a partir de uma parceria da Codevasf com o parlamentar e com a Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal).
“Isso foi uma verdadeira benção para nós, pescadores. Agora não vou ter mais calo nas mãos de tanto remar. Tenho meu motor e vou sustentar minha família com dignidade”, declarou emocionada Maria do Carmo Santos, pescadora da Colônia Z-36, em São Brás. A pescadora foi uma das beneficiadas com a doação dos motores de rabeta.
Para a presidente da Fepeal, Maria Eliane Moraes, a estruturação da pesca artesanal nos municípios do vale do São Francisco alagoano pela Codevasf representa um momento histórico para a categoria, pois, segundo ela, nunca houve preocupação do poder público em modernizar a atividade. Ela ainda destacou outras demandas que estão sendo discutidas pela federação dos pescadores com a companhia.
“A partir desse momento, vamos solicitar a intensificação dos peixamentos que a Codevasf realiza no São Francisco, em afluentes e em açudes públicos e comunitários, como o Pai Mané em Dois Riachos. Outra ação na qual queremos a Codevasf e o deputado Joaquim Beltrão como parceiros é a reativação das escolas de pesca no Baixo São Francisco para profissionalizar a pesca na região”, afirmou a presidente da Fepeal.
O deputado federal Joaquim Beltrão, autor da emenda para comprar dos equipamentos, esteve presente na entrega dos motores e apetrechos nos três municípios. O parlamentar se mostrou disponível a apoiar outras reivindicações dos pescadores artesanais. “Acreditamos que o papel do parlamentar é atuar para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Vocês também podem ampliar as atividades. Não somente pescar, mas criar peixe em tanque no rio. Posso garantir que nosso gabinete estará à disposição para trazer projetos que desenvolvam a região”, disse.
“A Codevasf está a disposição de vocês, pescadores do Baixo São Francisco. Como empresa pública do Governo Federal temos a obrigação de levar o desenvolvimento para a região em que atuamos. Em nome do superintendente da companhia , reafirmo as palavras do deputado Joaquim Beltrão e nos colocamos a disposição para levarmos a frente projetos que tragam renda e qualidade de vida”, afirmou o engenheiro de pesca Alexandre Delgado, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, que representou o superintendente regional Antônio Nélson de Azevedo nas solenidades de entrega dos equipamentos em São Brás, Porto Real do Colégio e Traipu.
A solenidade de entrega dos equipamentos nos três municípios contou com as presenças do deputado federal Joaquim Beltrão, do deputado estadual Ronaldo Medeiros, do superintendente federal substituto da Pesca e Aquicultura Célio Severo, dos prefeitos de São Brás, Antônio Costa Borges Neto, e de Traipu, Marcos Antônio dos Santos, da prefeita de Porto Real do Colégio, Maria Rita Bomfim Evangelista, da presidente da federação dos pescadores, Maria Eliane Morais, além de vereadores, de técnicos da Codevasf e de pescadores artesanais.
As entregas encerraram essa etapa de repasse dos motores de rabeta e dos apetrechos de pesca iniciada pela Codevasf no mês de julho. No total, foram beneficiados mais de dois mil pescadores artesanais nos municípios de Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Piranhas, Belo Monte, Traipu, São Braz e Porto Real do Colégio.
