O Comitê Olímpico Brasileiro recebeu com muita alegria a classificação da Seleção Masculina de Basquete para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Desde que Carlos Nunes assumiu a Confederação Brasileira de Basquete, o COB vem intensificando a estratégia de ação na modalidade, que tinha como objetivo primordial a classificação para Londres 2012. Para o COB, a classificação para Londres foi o coroamento de um trabalho de equipe árduo e metódico. Com a vaga masculina assegurada, as atenções se voltam agora para a equipe feminina.
“Essa conquista do basquete masculino é um bom exemplo de trabalho conjunto entre o COB e as Confederações. Uma das estratégias que traçamos foi ceder o Paulinho Villas Boas, sem custos para a CBB, para que pudéssemos ter uma interface diária no planejamento do basquete. Agradeço muito ao presidente Carlos Nunes pela visão que teve ao aceitar a nossa oferta. Estou certo de que essa estratégia contribuiu muito para o sucesso deste projeto. Este é o caminho que defendo há anos. Que sirva de exemplo e inspiração para todos”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Sobre a vitória contra a República Dominicana, e a consequente classificação para Londres 2012, Nuzman ressaltou o compromisso e o espírito de equipe dos jogadores.
“Durante todo o Pré-Olímpico notamos que o time era um grupo, liderado pelo excelente técnico argentino Rubén Magnano, no qual prevaleceu o interesse coletivo, sem destaques individuais. Os jogadores deram um exemplo de talento, garra e determinação para conquistar a vaga olímpica, algo que não ocorria desde 1996. E tudo isso dentro de um torneio duríssimo, basta ver que a Argentina obteve a vaga por apenas um ponto no placar. Esse cenário engrandece ainda mais essa conquista. O torcedor brasileiro está orgulhoso pela vaga olímpica e, sobretudo, pela forma com que foi conquistada”, explicou.
Para o presidente do COB, a meta agora é classificar a equipe feminina.
“Agora, vamos voltar nossa atenção para a Seleção Feminina. A Hortência tem feito um grande trabalho na direção do basquete feminino e a nossa confiança é total”, afirmou.
O Pré-Olímpico das Américas do basquete feminino será disputado a partir do dia 24, em Neiva, na Colômbia.