×

Cultura

Clube do Choro tem edição dedicada ao Dia do Samba

O “Clube do Choro” deste sábado (4) será dedicado ao samba – o mais nacional de todos os ritmos. Para festejar o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, o programa faz uma breve homenagem ao músico e compositor Donga e recebe nos estúdio da Educativa FM, o compositor da escola de samba Jangadeiros Alagoano, Aderson Silva.

Nesta edição, os ouvintes vão conhecer um pouco da vida e da obra do compositor, músico e violinista brasileiro Donga. O artista gravou o primeiro samba da história “Pelo Telefone”, de 1917. A canção marca o início da popularização do carnaval e é a partir desta composição que o samba passa a se fixar como gênero musical.

A equipe do programa presenteia os ouvintes da 107,7 MHz com duas versões da composição “Pelo Telefone”, sendo a primeira interpretada pelo cantor baiano. O registro raríssimo marca o lançamento da canção pela Casa Edson. A segunda interpretação será cantada por Gilberto Alves.

O programa também homenageia o samba alagoano com a participação, ao vivo, do compositor Aderson Silva, que conta um pouco da sua trajetória e fala da sua participação na Escola de samba Jangadeiros Alagoano. O sambista também conversa sobre as escolas de samba do Estado e lembra dos tempos áureos do carnaval alagoano.

No repertório, o público confere composições de Aderson Silva, como “Raízes do Pagode”, “Um Sete um de Araque”, “Produto de uma Semente”, dentre outras.

O Clube do Choro também exibe algumas canções que representam diferentes vertentes do samba como “Olhos Verdes, Isso Aqui o que é, é Luxo Só”, música de Ary Barroso, interpretada por Elizete Cardoso; “O Rei do Gatilho”, com Moreira da Silva, além de uma seleção de pagode com o grupo Fundo de Quintal, e Ibys Maceioh canta “A Voz do Morro”, de Zé Keti.