Aconteceu neste domingo, 1º de outubro, mais uma eleição unificada para os Conselhos Tutelares do país. Em Penedo, o pleito aconteceu em clima de tranquilidade e contou com a participação maciça de eleitores inscritos na 13ª Zona Eleitoral, que corresponde o município ribeirinho e seus respectivos povoados.
Para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penedo (CMDCA), em primeiro lugar foi eleito Manílsson Costa, com 569 votos. A segunda mais votada foi Simone Idalino, que com 560 votos obteve a preferência de eleitores.
A terceira vaga de conselheiro tutelar será ocupada pela candidata Gilvânia Fagundes, que recebeu 499 votos. Na quarta colocação ficou a candidata Sandra Pacheco com 417 votos e em quinto lugar, com 348 votos, venceu Jéssica Mirele.
Os demais candidatos serão considerados suplentes, seguindo-se a ordem decrescente de votação, e somente serão nomeados para possível convocação se houver necessidade de substituição dos titulares.
Com mais de 40 mil aptos a votar, os eleitores compareceram ao Escolas Gabino Besouro, Alcides Andrade e Comendador José da Silva Peixoto.
O Conselho Tutelar foi criado para garantir proteção integral de toda a criança e adolescente do Brasil. O órgão é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes age preventivamente, fiscalizando entidades, mobilizando comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão ou ainda cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.
Veja a lista completa
TITULARES
Manílsson Costa – 569 votos
Simone Idalino – 560 votos
Gilvânia Fagundes – 499 votos
Sandra Pacheco – 417 votos
Jéssica Mirele – 348 votos
SUPLENTES
Dione Izabel – 309 votos
Larisse Monique – 299 votos
Maria Gilvanete – 292 votos
Lucimar da Purificação – 260 votos
Humberto Oliveira – 221 votos
DEMAIS CANDIDATOS
Cíceo Irandir – 198 votos
Luís Romário- 143 votos
Fábio Oliveira – 51 votos