×

Maceió

Clima de paz marca torneio esportivo entre cinco comunidades de Maceió

Secretário Dário César condecora os times finalistas

O fim de semana foi movimentado para 120 jovens que participaram do 1º Torneio de Futebol Interbases, com moradores das comunidades contempladas com Bases Comunitárias de Segurança (BCS). O evento aconteceu no sábado (16) e domingo (17), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, e foi promovido pela Secretaria da Defesa Social e Polícia Militar.

O torneio foi destinado à integração de jovens entre 15 e 18 anos das comunidades do Jacintinho, Vergel, Osman Loureiro, Selma Bandeira e Carminha, onde casos de violência são marcantes e há necessidade de ações sociais. A interação através do esporte mais popular entre os brasileiros visa desenvolver um convívio amigável e de paz entre os jovens das comunidades, um dos objetivos que norteiam as ações de prevenção à violência.

O presidente do Conselho Comunitário do Bairro do Jacintinho, José de Almeida, diz que os jovens estão percebendo e aceitando a filosofia das Bases Comunitárias.

“No primeiro treino para o torneio, quando se juntaram no mesmo campo as comunidades da Grota do Cigano e da Aldeia do Índio, em menos de cinco minutos os jogadores iniciaram uma briga generalizada. Então os policiais da Base Comunitária chegaram, reuniram os jovens e explicaram a importância da integração no esporte. Eles também transmitiram lições de companheirismo e cidadania. Os jovens então se conscientizaram, e a partir daí não houve mais problemas no relacionamento entre eles”, exemplifica.

Almeida se disse impressionado com a assiduidade aos treinos por parte dos jovens. “Só sabemos da dimensão e da importância que eventos dessa natureza têm para a comunidade quando marcamos um treino numa segunda-feira, em uma noite com muita chuva e não há uma falta sequer, todos comparecem”, disse, orgulhoso.

Judith Vilela, presidente do Conselho Comunitário do Vergel, salienta a importância do torneio para a socialização da juventude carente. “Este torneio tem um caráter de grande relevância para a questão sócio-educativa das comunidades que anseiam por esporte, cultura e lazer. A vulnerabilidade que os jovens encontram na periferia acarreta muitas vezes o envolvimento com o crime e as drogas”, acredita.

Para o comandante da Polícia Militar, coronel Luciano Silva, o evento reforça o envolvimento do Governo do Estado, da Secretaria da Defesa Social e da Polícia Militar com a implantação das Bases Comunitárias de Segurança.

“Nossa Polícia Militar está mais próxima das pessoas, e por conseguinte, dando mais segurança e tranquilidade à população. Além do fato de que, através das Bases Comunitárias, pode-se levar os anseios da população aos órgãos públicos responsáveis por solucionar problemas que não são prioritariamente de segurança pública, mas que influem diretamente neste fim”, explica.
Segundo Luciano Silva, o projeto será levado a outras comunidades.

O campeão do torneio foi o time do Hoffeinheim, do Vergel do Lago, que venceu nos pênaltis o time do Santa Cruz, do conjunto Osman Loureiro. O placa final foi 7 x 6.

Prestigiaram o torneio o diretor de Prevenção à Criminalidade da Seds, Carlos Alberto Mendonça, o gerente de Implementação e Gestão de Polícia Comunitária da Seds, Fernando Braga Pacheco, a coordenadora do Projeto Mulheres na Comunidade, Meire Kadja, oficiais do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMAL e comandantes das Bases Comunitárias de Segurança.