Servidores voltaram ao trabalho nesta terça-feira, 18
Os bancários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal voltaram ao trabalho nas agências da cidade de Penedo na manhã desta terça-feira, 18 de outubro. Após mais de 20 dias paralisados os servidores de todo o país aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e resolveram por fim a mobilização da categoria.
Com o fim da greve dos bancários, os clientes de Penedo e da zona rural do município puderam se dirigir a suas respectivas agências para resolver os mais diferentes tipos de problemas, que vão desde o pedido de um novo cartão para saque até outras questões mais burocráticas.
O movimento nas agências de Penedo pode até ser considerado tranquilo. Adotando o sistema de senhas, os funcionários se organizaram e se prepararam para “por a mão massa” e resolver os problemas dos clientes que preocupados, principalmente com os juros das contas, se enfileiravam a espera do atendimento.
Devido ao horário de verão os bancos funcionarão em horário diferenciado. Mesmo não valendo para os estados da Região Nordeste, a rede bancária segue o sistema de Brasília e lá os relógios foram adiantados em uma hora. Por conta desse fato, o Banco do Brasil de Penedo passará a funcionar das 9 às 14 horas, mesmo horário seguido pelo Bradesco.
Já a agência da Caixa Econômica Federal na cidade ribeirinha, atendendo a determinação da Superintendência nacional, decidiu ampliar seu horário de atendimento. A partir de hoje, 19, a agência atenderá ao público das 9 às 15 horas. A medida vale para todas as 2.252 agências do banco espalhadas pelo país e ficará em vigor até o próximo dia 28.
A Fenaban propôs aumento salarial de 9% e reajuste do piso da categoria, de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os bancários vão receber ainda até 2,2 salários por ano como participação nos lucros das instituições onde trabalham.
O Banco do Nordeste continua em greve.
