×

Cultura

Claustro do convento cede sua beleza para a 13ª Exposição Penedo é Arte

21 artistas plásticos penedenses expõem mais de 140 telas

É bem verdade que a Igreja contribuiu muito e ainda contribui com as artes. Através dela, grandes mestres da pintura e escultura se tornaram mundialmente conhecidos. Bramante, Rafael, Bernini e Michelangelo deixaram grandes contribuições para a história da humanidade. Ambos, contribuíram com grandes projetos para a Igreja.

Michelangelo com inúmeras obras, dentre elas: os afrescos do teto da Capela Sistina em Roma, dentre os quais, o mais impressionante, “A Criação de Adão”, um afresco que representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.

Em Penedo não é muito diferente. Templos grandiosos são verdadeiras obras de arte. A exemplo do Convento Santa Maria dos Anjos. Esta bela igreja secular emprestou sua beleza para servir de cenário para a 13ª Exposição Penedo é Arte, organizada pelo atelier de mesmo nome. No claustro do convento, sobre a curadoria da artista plástica e empresária Márcia Britto de Andrade, 21 artistas penedenses expõem mais de 140 telas. A noite de lançamento da vernissage aconteceu no noite de quarta-feira, 28.

Ao som de música clássica, onde os acordes saíam de dois violinos, o público pode prestigiar conhecidos artistas da terra, e também, iniciantes no pincel e na tela. Como é o caso do Frei Henrique, que expõe oito telas pela primeira vez. Segundo ele, graças a um incentivo. “Comecei a pintar graças ao incentivo de um amigo, o Frei Romualdo, e hoje estou aqui mostrando os meus primeiros trabalhos. Estou muito feliz com essa oportunidade em levar ao público minhas criações”, contou sorridente Frei Henrique, destacando que gosta de expressar com o seu pincel o belo da natureza.

A arte como forma de evangelizar

De acordo com Frei Henrique, ceder o claustro do convento também é uma grande oportunidade para mostrar ao público os artistas da terra. “Isso tudo é motivo de orgulho para todos nós. São Francisco foi muito artístico. O movimento franciscano influenciou as artes, a música. Até então, não se retratava o belo, a natureza, os rostos”, explicou.

“Essa é uma grande oportunidade de continuarmos promovendo a arte. Essa também é uma forma de evangelizar. Cultivar o belo. Estamos cansados de tanta violência, de tanto sensacionalismo”, finalizou o franciscano.

Confira

A 13ª Exposição Penedo é Arte vai até o dia 1º de dezembro, nos horários das 8h às 11hrs e das 14 às 17hrs.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO