×

Cultura

Circuito Penedo de Cinema promove inclusão com visita de grupo da Pestalozzi de Maceió

Texto: Roberto Miranda/ Foto arquivo: Divulgação

O Circuito Penedo de Cinema também trata a acessibilidade como uma política pública de inclusão, garantindo que todos possam ter acesso a tudo o que acontece durante uma semana de programação voltada à Sétima Arte. Assim, na próxima terça-feira (11), um grupo com 47 pessoas com deficiência e seus familiares participará de uma verdadeira imersão audiovisual.

O Projeto Colab Sururu, que é coordenado por Aldemir Conrado, da Associação Pestalozzi de Maceió (Unidade Aline de Moraes) no Vergel do Lago, desembarca em Penedo para conhecer todas as etapas do fazer cinematográfico, da produção à exibição, dos bastidores às entrevistas. Será uma programação voltada à inclusão. A iniciativa envolve o curso de Turismo do Campus Penedo da Ufal, a Associação Pestalozzi e o Circuito Penedo de Cinema.

“A minha intenção é que eles consigam vivenciar uma imersão em todo o processo que dá vida ao cinema, que muitas vezes a gente não conhece, desde a produção, a atuação, a direção, até os bastidores que tornam possível a criação audiovisual. É importante que entendam o cinema como expressão da nossa arte e cultura. Por isso, é tão significativo levá-los ao espaço do Circuito. Com isso, reafirmamos que se trata de um espaço de direito à arte, à cultura e à inclusão. Além de uma oportunidade de enxergar o cinema também como campo de trabalho, já que o projeto tem foco na geração de renda e na inclusão”, explicou a doutoranda em Serviço Social Samyra Martins, que atua no projeto como educadora popular.

O grupo do Colab Sururu é formado por estudantes com deficiência física, intelectual e múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, acompanhados de familiares e colaboradores da associação. “O projeto tem a intenção de proporcionar a eles uma imersão real em todo o processo que dá vida ao cinema, mas também de despertar o interesse pela produção audiovisual, pela cultura e pela arte”, acrescentou a educadora.

Inclusão e acessibilidade

Desde 2015, o Circuito Penedo de Cinema passou a oferecer serviços de acessibilidade voltados à inclusão da pessoa com deficiência, com a chegada da doutoranda em Linguística Aplicada e docente da Universidade Federal de Roraima, Joseane dos Santos. Atualmente, ela é curadora da Mostra Infantil e coordena as ações de acessibilidade do evento.

“No Circuito, temos a presença de intérpretes de Libras na Mostra Infantil, na Mostra Ambiental e também nas mostras competitivas Brasileira e Universitária. Além disso, contamos com acessibilidade arquitetônica, tanto no espaço do Cine São Francisco quanto no Cine Penedo, garantindo o acesso a pessoas com deficiência física e cadeirantes. Também trabalhamos a acessibilidade atitudinal, que significa não nos tornarmos uma barreira e evitar comportamentos preconceituosos ou capacitistas em relação à pessoa com deficiência. Entendemos que o cinema deve ser aberto para todos, um cinema gratuito, de qualidade e acessível a todas as pessoas, com ou sem deficiência”, destacou Joseane dos Santos.

Desde a primeira edição sob sua coordenação, Sérgio Onofre destaca que todas as ações do Circuito estão relacionadas a projetos desenvolvidos pela Universidade, sempre buscando e promovendo a acessibilidade e a inclusão em todos os espaços.

“A principal preocupação está em garantir o amplo acesso e a acessibilidade das pessoas. O Circuito promove sessões com tradução em Libras e já realizou ações com audiodescrição. Também buscamos assegurar que todas as instalações ofereçam condições de acessibilidade e mobilidade. De fato, essa é uma das nossas preocupações centrais, e será um prazer receber toda a equipe da Pestalozzi, abrir as portas do universo do audiovisual. Isso nos deixa muito emocionados e satisfeitos em compartilhar tudo isso”, finalizou.

Sobre o Circuito

A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Cardume, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook:@circuitopenedo.