Alfarrabistas do ?paredão da assembleia? assistiram exposição
Incentivar e apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura está entre as metas estabelecidas no Plano Municipal de Políticas Culturais de Maceió. E é nessa missão que se enquadra o trabalho de articulação desenvolvido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) no projeto Circuito de Leitura, que atende ao segmento cultural Livro, Leitura e Literatura representado pelos alfarrabistas da Rua Dr. Pontes de Miranda, no Centro.
No início do segundo semestre deste ano, a Prefeitura de Maceió, por meio da FMAC, firmou parceria com o Centro Universitário Cesmac e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para requalificar um dos mais importantes pontos de encontro e comercialização de livros e discos de Maceió, o popular ‘paredão da assembleia’.
O projeto de requalificação física e estrutural do local foi desenvolvido por um grupo de professores e estudantes do curso de Arquitetura do Cesmac, que buscou junto a FMAC meios para implantar as melhorias. A partir daí a Fundação passou a atuar como articuladora de parcerias para a ação. O Escritório de Projetos da Secretaria Municipal do Governo foi procurado e vestiu a camisa da cultura garantindo a captação de recursos para a recuperação de calçadas, implantação de projeto de iluminação e sinalização para o local.
A Fundação buscou ainda apoio do Sebrae, que aceitou a parceria e tem colaborado na capacitação dos empreendedores da localidade para melhorar a gestão dos negócios. Desde setembro, a Unidade de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Alagoas tem se reunido com os comerciantes do local e apresentado opções para formalização dos empreendimentos.
Na última semana, os alfarrabistas voltaram a se reunir no auditório da FMAC. Desta vez para ouvir a apresentação de representantes do Banco do Nordeste (BNB) sobre as linhas de crédito disponíveis e adequadas aos modelos de negócio adotados por eles.
Os empreendedores têm buscado meios de financiamento para que possam aderir às melhorias previstas no projeto de requalificação da área, melhorando também a estrutura das barracas aonde os livros, revistas e discos são expostos e comercializados.
A assessora especial da FMAC, Vania Amorim, explica que as melhorias físicas e estruturais na área vão valorizar o espaço urbano, proporcionar o aumento da circulação de pessoas, atrair turistas e consequentemente colaborar para o desenvolvimento da atividade comercial local.
