A Praça Moleque Namorador, na Ponta Grossa, virou palco para os coralistas do coro Ero Dictus e seus cânticos natalinos nesta segunda-feira (8). A apresentação faz parte do Circuito de Corais, promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).
Com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC), o circuito teve início no último dia 6 e inclui mais de 60 espetáculos, espalhando os cânticos típicos do Natal e o clima de harmonia e esperança que caracterizam os festejos de final de ano. A ação integra a programação do Encontro Internacional de Coros de Alagoas 2014 (Encoral 2014).
No primeiro dia, os corais Shekinah e Canto Livre animaram a noite dos frequentadores do Pátio Shopping, no Benedito Bentes, e da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Feitosa, respectivamente. Nesta terça (9), é a vez do Centro Comercial de Maceió receber o Coetfal às 17h.
A seleção e articulação dos coros é feita em parceria com a Federação Alagoana de Coros (Falc). A programação completa do Encoral 2014 será divulgada em breve no site da Prefeitura de Maceió.
Segundo o diretor de Produção Cultural da Fmac, Keyler Simões, o calendário está sendo finalizado a partir das indicações feitas pelos maceioenses por meio de enquete feita pela Fundação. “Queríamos ouvir a comunidade e levar as apresentações para os locais mais diversos. Isso demanda tempo e uma articulação ainda maior entre corais e produção”, explica.
O diretor destaca que tiveram preferência na seleção os logradouros que dispõem de uma estrutura mínima para as exibições. “Os corais precisam de pelo menos uma parede de fundo ou algum tipo de estrutura que permita a boa propagação do som. Por isso, estamos dando preferência a locais como escolas públicas, instituições culturais, pontos de cultura, templos religiosos, associações de bairro e até algumas praças públicas”, informa Simões.
Sobre o Encoral
O Encoral tradicionalmente reúne coros de Maceió e de outros países em um grande encontro. Esse ano a programação inovou com a realização do momento festivo sendo espalhada por toda a cidade com centenas de vozes entoando cantos natalinos para Maceió.
Para realizar o Encoral 2014, a Fundação Municipal de Ação Cultural conta com recursos do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a partir de emendas parlamentares. Estas emendas de autoria dos então deputados Rui Palmeira e Célia Rocha foram transferidas para seus respectivos suplentes, Alexandre Toledo e Francisco Tenório, quando os autores da proposta se afastaram para disputar as eleições de 2012.
Alexandre Toledo e Francisco Tenório mantiveram as emendas que, além do Encoral, viabilizaram outras duas ações de incentivo a cultura alagoana – o intercâmbio cultural para a cidade de Lucca, na Itália; e o II Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial.
