×

Cultura

Cinema no Sete exibe nesta terça a história de um pequeno vilarejo

Projeto começa a partir das 19hrs na Avenida Floriano Peixoto

O projeto Cinema no Sete, do Cineclube Cine Art Popular em parceria com a Prefeitura de Penedo, traz para os penedenses mais uma sessão nesta terça-feira (26), a partir das 19hrs. Como já é tradicional em seu formato, serão exibidos um curta e um longa metragem. A obra desta semana será o “Narradores da Javé”- de Eliane Caffé.

O filme se passa na pequenina cidade de Javé, que será inundada para a construção de uma usina hidrelétrica. E seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em “documento científico”. Logo, decidem então escrever a história da cidade, mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever.

A obra fílmica

… Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do vilarejo de Javé. Eles se deparam com o anúncio de que o local pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Diante da notícia, a comunidade adota uma ousada estratégia: preparar um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, justificando sua preservação. Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que consiga retratar os acontecimentos. O principal candidato a realizar a tarefa é o anárquico Antônio Biá (José Dumont), o único do vilarejo que sabe escrever. Mas as pessoas não conseguem chegar a um acordo sobre quais versões correspondem à realidade do lugar, iniciando um duelo poético entre os contadores com suas histórias, muitas vezes fantásticas e lendárias.

Confira:
Que: Projeto “Cinema no Sete”.
Onde: Avenida Floriano Peixoto, em frente ao Teatro Sete de Setembro.
Quando: Todas as terças, a partir das 19hrs.
Filme: Narradores da Javé.
Elenco: José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele, Luci Pereira, Benê Silva.