Foram criando máscaras para o carnaval e assistindo a curtas-metragens que algumas crianças e adolescentes de São José da Laje aprenderam, na terça-feira (14), sobre temas que envolvem o controle e a redução da criminalidade. A ação foi fruto do cronograma da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) no Dia D Governo Presente no município.
Segundo a titular da pasta, Esvalda Bittencourt, que participou das atividades com as crianças e os adolescentes, a ideia surgiu da necessidade de trabalhar temas como a dependência química e a gravidez na adolescência de uma forma mais lúdica. “A gente vem buscando formas de deixar os temas que trabalhamos mais leves e didáticos, para que sejam assimilados mais claramente por parte do público mais novo”, explicou a secretária.
Os participantes iniciavam a ação criando e confeccionando máscaras para o carnaval, como forma de aprender uma nova atividade para se manter longe dos ambientes de vulnerabilidade social e de violência. Logo em seguida, eram encaminhados para o ônibus da Seprev, onde assistiram a diversos curtas-metragens com os mais variados temas trabalhados pela secretaria.
Para Yago de Souza, de apenas 12 anos, que assistiu ao curta-metragem “Criança não trabalha”, foi aprendido muitas coisas com a atividade. “Eu aprendi que o importante é estudar e brincar. Criança não deve trabalhar”, disse o pequeno adolescente, que estava animado com a máscara confeccionada por ele mesmo.
