Quatro curtas-metragens brasileiros foram premiados na 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Caracas, na Venezuela, que terminou ontem, dia 21; festival de San Sebastián, na Espanha, só termina no dia 27, mas já premiou “Praia do Futuro”; e o longa “Depois da Chuva”, de Cláudio Marques e Marília Hughes, foi um dos vencedores do Festival Internacional de Cinema do Harlem, nos Estados Unidos, encerrado no último dia 14 de setembro.
“Depois da chuva”, primeiro longa-metragem de Cláudio Marques e Marília Hughes, foi considerado o melhor filme estrangeiro pelo júri do festival. O filme, ambientado em 1984 e livremente inspirado na adolescência de Marques, contou com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA no valor de R$ 200 mil em sua produção, e já foi exibido em festivais como Brasília, Berlim (na Alemanha) e Roterdã (na Holanda). Sua estreia em circuito está prevista para janeiro de 2015. Clique aqui e assista ao trailer.
Curtas brasileiros se destacam na Venezuela
Já no Festival Internacional de Cinema de Caracas, dedicado à produção audiovisual latino-americana, o cinema brasileiro também se destacou na premiação: “Guida”, da animadora Rosana Urbes, ganhou o prêmio de Melhor Animação; o curta “Memória de Rio”, reflexão sobre o Rio Tietê dirigida por Roney Freitas, levou o prêmio de Melhor Curta Documentário; o prêmio de Melhor Curta-metragem de Ficção foi para “Coice no peito”, de Renan Rovida; e “Preto ou branco”, de Alison Zago, ganhou menção honrosa do júri do festival.
“Praia do Futuro” é um dos primeiros premiados em San Sebastián
O Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, só termina no dia 27, mas “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, que também conta com investimentos do FSA no valor de R$ 2,23 milhões, foi contemplado neste fim de semana com o prêmio Sebastiane Latino. O prêmio é concedido desde 2000 aos filmes que melhor refletem valores e a realidade de gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais.
Para saber mais, visite os sites oficiais do Festival Internacional de Cinema de Caracas, do Festival Internacional de Cinema do Harlem e do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.