×

Cultura

Cineasta é homenageado por Dilma Rousseff

Sylvio Back foi agraciado pela presidente Dilma Rousseff

O cineasta Sylvio Back foi agraciado pela presidente Dilma Rousseff, em solenidade ocorrida na última quarta-feira (20), com a insígnia de Oficial da Ordem de Rio Branco, recebida pelo conjunto da obra – 37 filmes que já conquistaram quase oitenta prêmios nacionais e internacionais. Instituída pelo decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, a Ordem de Rio Branco tem como objetivo distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. Sua entrega acontece sempre no dia 20 de abril – Dia do Diplomata -, que marca o nascimento do Barão do Rio Branco.

Único cineasta a ser agraciado com a insígnia, Sylvio Back está finalizando um documentário sobre o escritor alagoano Graciliano Ramos. Intitulado O Universo Graciliano, o longa-metragem retrata a vida do autor de Vidas Secas e S. Bernardo. Rodada no Rio de Janeiro – onde o Mestre Graça residiu trabalhando como jornalista -, Alagoas e Pernambuco, a obra enfoca o homem por trás do escritor e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e patrocínio da Petrobras e Banco do Nordeste.

Para compor o filme, foi feita uma vasta pesquisa iconográfica sobre o mestre alagoano no Instituto de Estudos Brasileiros, da Universidade de São Paulo, na Cinemateca Brasileira (SP), no Arquivo Nacional (RJ) e no exterior, em arquivos cinematográficos da Rússia, Geórgia e República Tcheca, já que Graciliano esteve durante um mês nesses países em 1952. “Depois de pesquisar, verifiquei que mesmo depois de sessenta anos da morte de Graciliano, não existe nenhum registro desse tipo”, justificou Back.