Cine Sesi Cultural leva cinema de graça
O Cine Sesi Cultural está completando dez anos de estrada levando a sétima arte para cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. Em Alagoas, o projeto chega a sua sétima edição, que prossegue neste final de semana, de 10 a 12 de abril, no município de Porto Real do Colégio, com sessões gratuitas às margens do Rio São Francisco, na orla da cidade.
Até julho deste ano, 16 municípios alagoanos serão contemplados pelo projeto. Na programação, serão projetados três curtas nacionais e três longas-metragens, sendo dois brasileiros e uma produção internacional com cópia cedida especialmente para o projeto pela Disney (Enrolados), com exibições começando sempre às 18h30. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira.
Esta sétima edição do Cine Sesi Cultural iniciou em 15 de março, e já esteve em Arapiraca, Poço das Trincheiras, Canapi, Senador Rui Palmeira, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Traipu. E as próximas cidades que receberão o projeto são Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Boca da Mata, Atalaia, Capela, Messias e Passo de Camaragibe. O Cine Sesi é uma espécie de “cinema de guerrilha”, sendo um projeto vanguardista na iniciativa de levar projeções cinematográficas a lugares que não possuem salas de cinema em funcionamento.
Algumas cidades por onde o projeto passou tiveram suas salas de cinema reativadas, como o município alagoano de Quebrangulo, terra natal de Graciliano Ramos e das cidades de Pirapora (MG), Salgueiro (PE), Triunfo (PE) e Garanhuns (PE). Entre 2002, quando foi criado, até hoje, o projeto já passou por 603cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez – de 11 estados do País, atingindo um público de mais de quatro milhões de pessoas.
Os filmes são exibidos ao ar livre em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Como cinema combina com pipoca, serão distribuídos sacos de pipoca para o público. “Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; além de abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa, idealizadora do projeto e diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura.
Em cada um dos três dias de exibição serão apresentados um curta e um longa-metragem. Em Porto Real do Colégio, na sexta-feira, o público confere o curta-metragem Tyger (SP) e o longa Eu e meu guarda-chuva (SP); no sábado, o curta O que lembro, tenho (AL) e o longa-metragem O Palhaço (SP) e no domingo, o curta de animação Vida Maria (CE) e o longa Enrolados (EUA).
SERVIÇO
Sétima edição Cine Sesi Cultural em Alagoas
Onde: Porto Real do Colégio, na Orla Ribeirinha, em frente ao Fórum.
Quando: dias 10, 11 e 12 de maio.
Horário: a partir das 18h30
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (a partir das 18h30) – Curta-metragem Tyger (SP). Longa-metragem Eu e meu guarda-chuva (SP).
SÁBADO (a partir das 18h30) – Curta-metragem O que lembro, tenho (AL). Longa-metragem O Palhaço (SP).
DOMINGO (a partir das 18h30) – Curta-metragem de animação Vida Maria (CE). Longa-metragem Enrolados (EUA).
Duração: 100 minutos
