Cine São Francisco reabre suas portas nesta segunda, 23 de novembro
Após aproximadamente 30 anos fechado, o Cine São Francisco reabre suas portas nesta segunda-feira, 23 de novembro, durante a solenidade de abertura da 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema.
Inaugurado em 1959, o local será reaberto em grande estilo e com mais uma finalidade: ser o novo atrativo para o município banhado pelo Rio São Francisco, onde poderá receber até 1.100 pessoas.
Quando aberto, o cineteatro era o maior e mais moderno do Nordeste brasileiro à época. Na cidade já sediou, de 77 a 82, o Festival de Cinema, festa que reunia artistas reconhecidos nacionalmente e grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB).
Com o declínio das salas de cinema no Brasil e a concentração dos equipamentos em shopping centers, o Cine São Francisco também entrou em crise.
Por anos fechado, a Prefeitura de Penedo e o Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan) produziu um estudo de viabilidade econômica e turística, em que apontou Penedo como sendo uma pretensa Cidade Centro de Convenções, nascendo assim o projeto coordenado pelo engenheiro Ronaldo Lopes.
Além de recuperar e modernizar os equipamentos do cineteatro, o majestoso espaço torna-se também o Centro de Convenções da cidade cuja gestão é referência positiva no PAC Cidades Históricas, programa desenvolvido pelo governo federal para restauração orçada em aproximadamente R$ 5 milhões.
A noite de abertura do circuito já consolidado no país põe fim a praticamente 30 anos sem um projetor iluminando a tela e os olhares da plateia, na sala escura do Cine São Francisco.
De segunda até domingo haverá exibição de filmes no Cine. Algumas dessas sessões serão transmitidas pela Internet e todos os filmes das mostras competitivas estarão disponíveis no site do Circuito.
