×

Cultura

Cine Misa exibe oito curtas sobre diversidade sexual no cinema

Mostra aborda a diversidade sexual

O Cine Misa exibe nesta terça-feira (9) oito curtas-metragens com a temática da diversidade sexual no cinema. O projeto Cine Misa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com o objetivo de dar acesso à população às produções do cinema nacional.
As sessões acontecem todas as terças-feiras, às 19hs, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, no Jaraguá. A entrada é gratuita.

Os filmes são: Em nome do pai, de Júlio Pessoa (SP), Entre trilhos, de Eloísa Fusco (SP), Meninas, de Paula Alves (RJ), Rasgue minha roupa, de Lufe Steffen (SP), Sargento Garcia, de Tutti Gregianin (RS), Sexo e claustro, de Claudia Priscilla (SP), Tá, de Felipe Sholl (RJ) e Vox populi, de Marcelo Laffitte (RJ).

A mostra reúne imagens, histórias e personagens que traduzem um pequeno universo de diferentes sexualidades, traduzidas por filmes que enfocam sentimentos de amor e desejo quase sempre em contraposição às regras sociais e religiosas (como em Sexo e Claustro).

Da crônica de mistério e humor popular de Vox Populi ao rito de passagem de Sargento Garcia (este adaptado dos escritos de Caio Fernando Abreu), a seleção transita também pelas descobertas de Meninas e Entre Trilhos, nos quais garotas, mesmo em comunidades conservadoras do interior, descobrem o amor já bem cedo.

Os premiados Tá e Rasgue Minha Roupa oferecem o oposto, ao analisar a ideia de uma sensualidade moderna (e mecânica), deixando para Em Nome do Pai um raro olhar em tom rodrigueano para a busca do prazer dentro do seio familiar, custe o que ele custar.