O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN/AL) e em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), promoveu o workshop “Adequando Produtos para o Mercado da União Europeia”, destinado a empresários da Cadeia da Moda alagoana.
A iniciativa faz parte do AL-Invest IV – Programa de Aumento da Competitividade e de Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas -, e tem a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por intermédio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (RedeCIN).
O workshop trouxe informações úteis para empresários dos segmentos de vestuário, calçados e acessórios. Eles aprenderam que, além de manter contato com os importadores em potencial, estudar os hábitos de consumo, o clima e a logística de distribuição do país para onde se pretende exportar, é importante que o setor de moda pense na estruturação das suas coleções dentro das exigências técnicas que vigoram nos mercados-alvo.
E para adequar as empresas alagoanas de confecções, calçados e acessórios aos mercados da Europa, especialistas da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) abordaram, durante quatro dias, assuntos como design, certificações, ensaios laboratoriais de tecidos ou peças, presença de substâncias restritivas, processos e capacidade produtiva.
