A diretoria do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (Cigip) aguarda posicionamento da Eletrobras referente à solicitação de doação de eletrodomésticos da linha branca e lâmpadas econômicas para famílias de baixa renda atingidas pelas enchentes em Alagoas.
No Estado vizinho, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio de seu Programa de Eficiência Energética, distribuirá 10 mil geladeiras e 50 mil lâmpadas econômicas aos atingidos na Zona da Mata Sul, uma das regiões mais afetadas.
Segundo o superintendente do Cigip, Edmundo Catunda, seguindo a iniciativa do Grupo Neoenergia, controladora da Celpe, o consórcio alagoano irá propor a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que o projeto de eficiência energética seja ampliado para recuperar também a instalação de padrão de entrada e fiação elétrica interna dos imóveis danificados.
“Estamos na expectativa de uma resposta positiva ao nosso pedido, pois a Eletrobras tem por comprometimento investir parte do faturamento em eficiência energética. Sendo assim, nada mais justo que priorizar os municípios atingidos”, destacou Catunda.
Em Alagoas, os municípios consorciados mais atingidos foram São José da Lage, Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Campestre, Jacuípe, Porto Calvo, Matriz do Camaragibe e Quebrangulo.
O gerente de atendimento da Eletrobras, Miguel Orsolete, informou que a diretoria está analisando a proposta enviada pelo Cigip. Para receber os produtos, é preciso que o cliente esteja cadastrado na tarifa social ou inscrito em programas sociais do governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo.