×

Brasil/Mundo

Cientistas dissecam maconha para usá-la na agricultura e na medicina

Para que os cientistas consigam usar os benefícios da Cannabis, sem deixar à mostra os efeitos colaterais que acreditam que a droga pode ter, a planta agora vai passar por uma verdadeira dissecação!!

Em um primeiro passo na criação de um planta de Cannabis sem droga, mas com os benefícios do cânhamo e do óleo, pesquisadores da Universidade de Minnesota indentificaram os genes que produzem o tetrahidrocanabinol (THC), a substância psicoativa da maconha. Assim, eles acham que poderão fazer plantas sem THC para uso na agricultura e, ao mesmo tempo, isolar a substância para produzir remédios novos e poderosos contra dor, náusea a outras condições.

A descoberta está na edição desse mês do Journal of Experimental Botany . O autor principal é o David Marks, professor da faculdade de ciências biológicas.

O estudo revelou que os genes são ativos em pequenos cabelos que cobrem as flores das plantas de Cannabis. Na maconha, os cabelinhos acumulam grandes quantidades de THC, enquanto no cânhamo, há menos. É difícil distinguir as duas plantas, a não ser pelas diferenças na quantidade de THC. A maconha e o cânhamo são sementes diferentes da mesma espécie – a Cannabis sativa.

Com os genes identificados, encontrar uma maneira de silenciá-los e fazer uma planta sem droga ficou mais perto da realidade. Outra itenção é tornar essas novas plantas reconhecíveis, produzindo uma Cannabis sem cabelinhos.

“A engenharia da Cannabis pode contribuir para a agricultura, a medicina e a farmácia”, disse George Weiblen, co-autor do estudo.