
Último relatório do IPCC constatou influência direta da ação humana no aquecimento global
O físico brasileiro Carlos Henrique de Brito Cruz foi um dos 12 cientistas escolhidos pelo InterAcademy Council (IAC), um grupo independente de 15 academias de ciência que aconselha as Nações Unidas em temas estratégicos, para compor um comitê internacional que revisará os procedimentos adotados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês) a fim de formular relatórios sobre o aquecimento global.
Em 10 de março deste ano, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que o órgão passaria por uma revisão independente dos métodos de trabalho, depois de que foram comprovados alguns erros no relatório de 2007.
O comitê deverá apresentar um relatório até 30 de agosto e contará com a coordenação do economista Harold Shapiro, ex-reitor da Universidade de Princeton. A lista do IAC foi anunciada na segunda-feira, 3 de maio.
Brito Cruz é um dos cientistas mais respeitados e influentes do Brasil. Ele foi reitor da Universidade Estadual de Campinas de 2002 a 2005, onde leciona há 28 anos. Desde então, é diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O nome do especialista foi indicado pela Academia Brasileira de Ciências.
“Será uma oportunidade importante de contribuir para o aprimoramento do trabalho do IPCC, afirmou Brito Cruz ao jornal O Estado de S.Paulo desta terça-feira (4). Na opinião do cientista, o caso Climagate, que teria lançado um véu de suspeita sobre a credibilidade do órgão da ONU, estimulou a solicitação da revisão.
“É muito importante que os procedimentos adotados pelo IPCC sejam sólidos, transparentes e respeitadores das divergências de opiniões. Num tema cercado de debate e consequências importantes para toda a humanidade, é muito importante que se faça todo o esforço para isso.”
Brito Cruz espera aprender mais detalhes sobre a conclusão que aponta a influência direta da ação humana nas mudanças climáticas. Segundo ele, a base científica para o efeito humano na mudança do clima é “razoavelmente sólida”.
Os nomes dos demais cientistas que integrarão o comitê são os seguintes:
Harold T. Shapiro
Roseanne Diab
Maureen Cropper
Jingyun Fang
Louise Fresco
Syukuro Manabe
Goverdham Mehta
Mario J. Molina
Peter Williams
Ernst-Ludwig Winnacker
Abdul Hamid Zakri