Mais um munícipio brasileiro desenvolverá ações culturais por meio do Programa Mais Cultura. Ananindeua, no Pará, formalizou na tarde da última sexta-feira, 5 de fevereiro, em Brasília, durante reunião realizada entre o secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, e o prefeito da cidade, Helder Barbalho, a adesão à política pública do MinC.
“Viemos entregar a nossa adesão e sinalizar para o Ministério da Cultura a intenção do município de ser parceiro da valorização cultural brasileira e da Região Amazônica”, afirmou o prefeito. Ele destacou a importância de se implantar no município alguns espaços culturais – biblioteca, museu, teatro, cinema – que sejam capazes de motivar e incentivar a população a consumir bens culturais.
Por meio de emendas parlamentares, a cidade conseguiu cerca de R$ 2 milhões em recursos para desenvolver as propostas. Técnicos do MinC irão colaborar na formulação do projeto para Ananindeua. O prefeito demonstrou o interesse de instalar um espaço dedicado à cultura afro-brasileira e às comunidades Quilombolas da região.
Helder Barbalho destacou, também, a intenção de transformar o marco inicial da cidade em um museu aberto ao público. O secretário executivo, Alfredo Manevy, encaminhou a demanda ao Instituto Brasileiro de Museus, órgão vinculado ao MinC, que trata das questões ligadas aos museus no país.
Programa Mais Cultura – Objetiva incorporar a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social do Governo Federal – política estratégica de estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. Municípios, estados, pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado, sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, podem fortalecer o Mais Cultura e concorrer aos editais públicos.