O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Denise Granja, oficializam na próxima segunda-feira (6) a entrada da Prefeitura de São Paulo na campanha nacional Acessibilidade: Siga essa Ideia. A cerimônia será realizada às 16 horas, na sede da Prefeitura, no edifício Matarazzo, centro da capital.
A campanha, coordenada pelo Conade – órgão da estrutura básica da SEDH, foi lançada em 2005, durante a 1ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras de atitude, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida em sociedade. O objetivo é favorecer a conscientização e estimular uma ação pró-ativa para a construção de uma sociedade inclusiva, solidária que possibilite igualdade de oportunidades.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo 2000, no Brasil existem 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, o que representa 14,5% da população brasileira.
Várias prefeituras, Governos de Estado, clubes de futebol, personalidades públicas como Pelé, Zico, Roberto Dinamite, entre outros já aderiram.
Conheça o Conade
O Conade é órgão superior de deliberação colegiada criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social.
O Conade foi criado para que essa população possa tomar parte do processo de definição, planejamento e avaliação das políticas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores de administração pública direta e indireta.
Veja quem aderiu à campanha
Times de futebol: o Botafogo (RJ), o Santos (SP), o Fluminense (RJ), o Grêmio (RS), o Cruzeiro (MG), o Atlético Mineiro (MG), o Villa Nova (MG) e o América (MG).
Jogadores: Zico, Roberto Dinamite (presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama), Jairzinho (ex-jogador da Copa de 70), Clodoaldo, Pepe, Zito, além das medalhistas olímpicas do futebol feminino e os jogadores do elenco profissional do Santos.
Governos: do Distrito Federal, do Piauí, do Maranhão, de Goiás, de Alagoas, de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.
Entidades: Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (Onedef), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Avape, Fenavape, Ceal, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (Apabb), Instituto Marista de Solidariedade, União Brasileira de Cegos (UBC), Cefet (BA).
Também aderiram a campanha: o Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério Público Federal, Ministério Público da Bahia, Editora Microlins Brasil Ltda, OAB – Seccional de Santos, revista Reação / SP, Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis e o vocalista Neguinho da Beija Flor, o professor Marcos Rolim, o ator Marcos Frota e a atriz Mareliz Rodrigues.
