A valorização da formação cidadã foi destacada durante a abertura da Semana da Pátria em Penedo pelo prefeito Israel Saldanha (DEM). O gestor abriu nesta quarta-feira, 01, as comemorações que prosseguem até o próximo dia sete de setembro, data do desfile cívico que celebra o Dia da Independência do Brasil.
O discurso do prefeito foi realizado após o hasteamento das bandeiras, solenidade realizada ao som do Hino Nacional, executado pela banda da Sociedade Musical Penedense. Falando especialmente para os estudantes das escolas públicas e particulares que acompanharam o evento, Israel Saldanha lembrou que os conceitos de civismo devem ser ensinados em casa e nas escolas porque são valores fundamentais para a sociedade.
Ao lado do Presidente da Câmara dos Vereadores, autoridades militares e secretários municipais, Israel Saldanha disse que “a palavra civismo está muito associada à palavra cidadania, temos que vivenciar elas na prática”. A aplicação desses valores impederia, por exemplo, atos de vandalismo como os que tem sido vistos em Penedo, comparou o prefeito sobre casos de depredação de patrimônio público, especificamente nas praças e protetores de mudas de árvores.
“As pessoas que fazem isso provavelmente não tiveram esse sentimento de civismo, não tem respeito à importância da nossa cidadania”, declarou o prefeito.