Com o objetivo de proporcionar mais conforto e mais segurança para os ciclistas que transitam pela orla urbana da capital, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) iniciou, desde a manhã da última terça-feira (25), a pintura da ciclovia que liga as praias de Pajuçara e Jatiúca.
No total, cinco agentes atuam na aplicação da pintura especial na cor vermelho terra, que vai contemplar cerca de cinco quilômetros da ciclovia. Além disso, também ocorre a pintura de meio-fio (na cor branca) e a sinalização do acesso para portadores de necessidades especiais (na cor amarela). A previsão para conclusão dos trabalhos é de 15 dias.
A ação é fruto de uma parceria da Prefeitura de Maceió, por meio da Slum e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) com a Ibratin e deve contemplar em breve outros trechos, como Cruz das Almas, e do Pontal da Barra até o Porto de Maceió, em Jaraguá.
Atenção
Os trabalhos ocorrem com a devida sinalização de cones e placas, mas a Prefeitura de Maceió reforça a orientação aos ciclistas para ter atenção na hora de trocar a ciclovia para o passeio de pedestres ao alcançarem os trechos interditados em virtude da pintura.
O advogado James Oliveira, 48, é usuário da faixa exclusiva há dois anos, desde que mudou para o bairro da Ponta Verde. Na manhã desta quarta-feira, ele pedalava pela orla, como costuma fazer antes de pegar o batente e comentou a ação.
“O tema da mobilidade urbana vem sendo mais discutido a cada dia. Uma cidade com mais ciclovias proporciona mais qualidade de vida aos seus moradores. Estamos numa realidade distante da ideal, mas, ao menos, a manutenção das poucas que existem é mais do que importante: é uma obrigação”, apontou.
