“A palavra do Ciço vale muito mais do que a palavra do prefeito”. Foi assim que o prefeito Cícero Almeida abriu um bate-papo amistoso com o jornalista Plínio Lins, no Conversa do Botequim, que se realiza todas as semanas no Restaurante Maikai. Durante pouco mais de duas horas, foram debatidos vários temas. Almeida fez um balanço dos sete anos e três meses em que está à frente do Executivo municipal.
“O que vamos ter para 2012?”, perguntou, de imediato, Plínio Lins. Dentre as muitas ações programadas até dezembro, Cícero Almeida frisou, com mais ênfase, dois temas: a infraestrutura da cidade, que continuará a todo o vapor, e a abertura da licitação para transporte coletivo urbano, que deverá acontecer nas próximas semanas.
Uma das obras de infraestrutura foi inaugurada nesta sexta-feira: a Avenida Jornalista Márcio Canuto, que faz a ligação das avenidas Rotary (Farol) e Juca Sampaio, no Barro Duro. “O resultado é uma obra de arte de um grupo de engenheiros da nossa Secretaria Municipal de Infraestrutura, feito com recursos próprios”, frisou Cícero Almeida.
Em seguida, de acordo com o cronograma de obras da Prefeitura de Maceió, virão muitas outras avenidas, como a Presidente Lula, a Pierre Chalita e a Ecovia Norte. Isso sem falar nas obras estruturantes em conjuntos localizados em bairros periféricos, que deixarão esses locais calçados e pavimentados. É o caso, por exemplo, dos conjuntos Santos Dumont, João Sampaio, Graciliano Ramos, Village Campestre, Parque das Árvores, Pouso da Garça e Acauã.
A novidade ficou por conta da notícia sobre a restauração pela qual passará a orla da Praia do Sobral, na Avenida Assis Chateaubriand. Segundo o prefeito, a equipe da Secretaria Municipal do Proteção ao Meio Ambiente será responsável pela transformação.
Durante a entrevista, Almeida também anunciou que o processo licitatório para transporte urbano de Maceió será concluído muito brevemente. “O que acontece agora é uma discussão técnica entre o Ministério Público e o Ministério Público de Contas. Quando essa etapa terminar, abriremos imediatamente o edital de licitação, o que deverá acontecer em aproximadamente 15 dias”, explicou Almeida.
Ele revelou que a Prefeitura, através de recursos próprios vindos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) já começou a restaurar terminais e abrigos de ônibus. Mais adiante, a verba que será paga pelo sistema de outorga das empresas participantes da licitação também será destinada a este fim.
Em relação à regulamentação da profissão de motoboys, Almeida explicou que fez uma escolha pela “preocupação com a vida” e justificou dizendo que 85% dos acidentes automobilísticos que aconteceram em Maceió nos últimos oito anos envolvem motoqueiros.