A Cia. dos Pés se apresentará pela primeira vez no Recife
O espetáculo Encontros, da Cia. dos Pés, será apresentado nesta quinta (25) na capital pernambucana, que recebe até o próximo dia 27 de outubro a 17ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR). A apresentação de Encontros acontecerá às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho.
O grupo fará seus últimos ensaios, antes da viagem, nesta terça (23) das 10h30 ao meio-dia e na quarta (24) das 10h às 11h, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu.
Serão mais de duzentos artistas, vindos das cinco regiões brasileiras e de países como Espanha, França, Holanda e Portugal. Durante os nove dias, os principais teatros do Recife – Hermilo Borba Filho, Apolo, Santa Isabel, Luiz Mendonça, Arraial, Barreto Junior, além dos Parques Dona Lindu e Jaqueira – receberão mais de 40 espetáculos.
O espetáculo Encontros marcou o início de um novo ciclo da Cia. dos Pés, celebrando o encontro das pessoas que integram esse novo elenco da Cia. e tornando este fato o próprio ponto de partida para a criação. No centro do processo de criação, as seguintes questões: estar consigo /estar com o outro /acreditar que o encontro entre diferenças potencializa à criação /compor imagens poéticas.
Da busca por encontrar no corpo e no movimento possíveis respostas para essas questões, surge o espetáculo de dança Encontros, que tem bailarinos em cena, numa concepção e direção de Telma César, e que parte para apresentações em um outro espaço tão propício a receber a arte produzida em Alagoas. Encontros já foi apresentado em várias versões: nas ruas de Maceió, no Teatro Deodoro, em escolas públicas e na Pinacoteca da Ufal.
Não é a primeira vez que a Cia. dos Pés se apresenta fora de Alagoas, mas é a primeira em Recife. A diretora do espetáculo e da Cia. e coreógrafa Telma César está entusiasmada. “Me instiga a possibilidade de apresentar o trabalho para colegas do Recife que, assim como eu, valorizam as danças tradicionais e populares no seu processo de formação artística e tomam esse universo como material de referência para a criação em dança contemporânea, como Helder Vasconcelos, Maria Paula Costa Rêgo, Maria Acselard, Valéria Vicente. A possibilidade de pôr o trabalho em discussão com eles é instigante. Existe, é claro, a expectativa em relação ao público em geral, a possibilidade de expandir o trabalho para outros públicos é sempre importante para o amadurecimento de um espetáculo. Além disso, o contexto de um festival, de um modo geral, é muito animador, recarrega as baterias para prosseguir no caminho que não é fácil”.
O Festival
Além das apresentações abertas ao público, o Festival também oferece oficinas gratuitas de dança, como parte da programação do FIDR Educativo. Essas ações especiais vão acontecer nas seis RPAs (Regiões Político-Administrativas), e serão ministradas por educadores brasileiros e estrangeiros. Além da Plataforma Novos Criadores, um espaço aberto aos novos coreógrafos, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para seminário, palestras, discussões e lançamento de livros durante o evento. A programação completa pode ser conferida no site www.festivaldancarecife.com.
Companhia dos Pés
A Companhia dos Pés foi criada em 2000 em Maceió, sob direção de Telma César. Tem como principal interesse o desenvolvimento de processos investigativos para a produção de conhecimento em dança, sobretudo, na forma de espetáculos.
As principais referências para o desenvolvimento desses processos são o sistema Laban, educação somática e danças tradicionais e populares do Brasil.
Dentre os trabalhos realizados destacam-se: Pé, Umbigo e Coração (Contemplado com a Lei Municipal de Cultura em 2000, apresentações em Maceió e em São Paulo – Sesc), Variações para café com pão (Rumos Dança 2000/2001 do Instituto Itaú Cultural), Yerma Maria da Silva (2003), Tudo está por começar (Cemitério Campo Santo Parque das Flores, 2005), Ciranda Branca (Cemitério Campo Santo Parque das Flores, 2006), Projeto Poética da Cidade (Prêmio Klauss Vianna de Dança Funarte 2008), do qual emergiram as seguintes obras: Miami dos Mendigos (2008), Qual é a história que você quer que eu conte? (2009), Dentroforaadentro (2010). Azulquente (Prêmio Artes Cênicas na Rua Funarte 2010), Encontros (Prêmio de Estímulo às Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas 2010). Em 2011 a Cia. foi contemplada com o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro (Edição 2010).
Serviço:
17ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR)
De 19 a 27 de outubro, no Recife (PE)
Espetáculo Encontros – Cia. dos Pés
Dia 25 de outubro
Teatro Hermilo Borba Filho – 19 horas
Mais informações:
Festival: www.festivaldancarecife.com
Cia. dos Pés: (82) 9971-4281 e http://companhiadospes.blogspot.com.br
