Os órgãos da Prefeitura de Maceió estão dando continuidade às ações de prevenção aos acidentes nas áreas de risco em decorrência das chuvas, cujo trabalho foi intensificado após o temporal registrado na última semana. Nesta quarta-feira (25), equipes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e da Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) estiveram no bairro Jacintinho, onde um morador foi notificado por ter realizado uma construção em área irregular que comprometeu a segurança das residências vizinhas.
Segundo explicou o coordenador de operações da Comdec, Arthur Costa, a notificação ocorreu na Grota do Moreira. No local, a Defesa Civil registrou, ontem (24), o desabamento de uma laje construída em uma encosta que, ao cair, atingiu uma casa que ficava situada abaixo. Militares do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência, que não teve vítimas, mas a situação tornou-se preocupante visto que o incidente poderia ter comprometido outras residências, além de danos maiores. Costa afirmou que o morador terá até uma semana para se apresentar à Sempma e SMCCU.
“O morador foi notificado e terá entre três e cinco dias para levar aos órgãos competentes a documentação que comprove a autorização para a construção. A área em que a laje foi levantada é uma encosta e, claramente, é ilegal. Trata-se de um crime ambiental, já que a encosta foi cortada pela construção, comprometendo a região, e por isso o morador recebeu notificação da Sempma. Além disso, também foi notificado pela SMCCU por ter construído em local irregular, sem qualquer estrutura adequada”, explicou Arthur Costa.
Além da fiscalização, os órgãos municipais também têm atuado na prevenção por meio de obras. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está trabalhando nos bairros da capital com trabalhos de fresagem, manutenção, limpeza e reparos na rede de drenagem. Os serviços são fundamentais para facilitar o escoamento das águas pluviais pela rede de drenagem, principalmente em dias de chuva, reduzindo os pontos de alagamentos que causam grandes transtornos à população.
