×

Meio Ambiente

Chuvas modificam resultados de balneabilidade das praias

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nesta sexta-feira (26) o relatório de balneabilidade das praias da costa alagoana. Essa semana o número de trechos impróprios para banho aumentaram para sete, mas a maioria, os outros 53 pontos, permanece em boas condições – considerando o que determina a resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que define os critérios para classificação.

Durante os dias em que foram feitas as coletas, 22 e 23, houve registro de chuvas que podem provocar alteração nos resultados do relatório, por conta da quantidade de resíduos carreados. Segundo o diretor-técnico do IMA, Ricardo César, nesse caso deve-se tomar alguns cuidados, um deles é evitar o banho de mar imediatamente após as chuvas, o ideal seria esperar um período mínimo de 48 a 72 horas. “É recomendado não utilizar áreas adjacentes às galerias de águas pluviais e fozes de rios”, disse.

Dos 11 trechos localizados no Litoral Sul – entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, todos se mantêm próprios para banho. Na região metropolitana, seis locais estão impróprios, entre os 32 verificados, desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio. No Litoral Norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, foram verificados 17 pontos e apenas um não é indicado aos banhistas.